O Rio Tavares respira skate nesta semana por conta da realização da quinta edição do RTMF Number One no bowl da Pousada Hi Adventure. A competição reúne os melhores skatistas amadores do mundo e neste ano conta com uma novidade: uma etapa do Mundial feminino, com a participação de meninas de todo o Brasil e gringas, como a americana Natali Krishman.

Continua depois da publicidade

Os competidores começaram a chegar no início da semana e podem ser vistos todos os dias na pista da Pousada Hi Adventure durante os treinos livres para o evento que começa na sexta-feira com os treinos oficiais.

Conhecido por seu estilo radical e a camaradagem entre os atletas, no universo feminino do skate não é diferente. A americana Natali Krishman chegou na quarta-feira e nesta quinta-feira já estava conferindo a pista a fazendo amizade com as brasileiras.

– É minha primeira vez aqui no Brasil. É um lugar maravilhoso. Já estou até aprendendo a falar português graças a Thais (Gazarra, paulista de 15 anos e um das atletas inscritas no evento) – disse a americana, de 31 anos.

Continua depois da publicidade

Com menos de dois anos de experiência, Thais confirma o clima de amizade e espera que a participação na competição possa contribuir para sua evolução técnica no bowl, a pista de concreto em formato de piscina que popularizou o skate na década de 70.

– Todas as meninas são receptivas, a gente brinca, fica zoando umas com as outras. Esses campeonatos fazem a gente progredir, pois mistura meninas de diversas partes – conta Thais.

Também iniciante, Camila de Godoi Ocampo, 16 anos, de São Bernardo dos Campos (SP), justifica a participação com o mesmo motivo:

Continua depois da publicidade

– Vim por puro incentivo das meninas. Numa competição dessas todo mundo apoia e a colocação é o que menos importa – ressalta Camila que, ao lado de Thais, integra um grupo Slate Cats, só com meninas praticantes da modalidade.

Favoritas

Além de Natalie, o grupo das favoritas ao título tem a paulista Karen Jonz, atual campeã mundial, e as catarinenses Emily Antunes e Yndiara Asp. Esta última foi revelada na escolinha da Pousada Hi Adventure. Vencedora do evento do ano passado, quando ainda não era válido pelo Mundial, a carioca Bia Sodré é outra candidata ao título.

– Vim mesmo para andar de skate, evoluir e me divertir. Tem várias meninas que andam (de skate) legal – completa Bia.

Continua depois da publicidade

A competição começa nesta sexta-feira com os treinos oficiais e termina no domingo, com transmissão ao vivo (www.kanui.com.br) das semifinais e finais das categorias masculino amador e open feminino, a partir das 14h.

O campeão da categoria amadora ganha como prêmio uma passagem para a Califórnia, berço da modalidade que surgiu nos anos 70, com a transformação das piscinas vazias em pistas de skate. Já as meninas disputam uma premiação de R$ 3 mil.