Começou nesta terça, dia 3, em Fernando de Noronha, a 19ª edição do Hang Loose Pro Contest 2004, primeira etapa do World Qualifying Series (WQS), a segunda divisão do surfe mundial. A competição, que neste ano conta com um número recorde de 142 inscritos, iniciou com ondas de mais de 2 metros de altura, mas foi paralisada após a nona bateria por causa de forte vento e chuva.

Continua depois da publicidade

Entre os candidatos ao título do primeiro grande evento da temporada do Circuito Mundial de Surfe Profissional estão 35 surfistas estrangeiros. A grande surpresa nesta terça foi a participação do catarinense Teco Padaratz. Ele poderia ser um dos cabeças-de-chave que só vão estrear na quarta fase da competição, porém não fez a inscrição dentro do prazo e teve que entrar na primeira rodada das triagens, situação que não vivia desde 1999, quando conquistou pela segunda vez o título do WQS.

Nos dias de competição, a primeira chamada é feita pelos organizadores do evento às 8h, na Cacimba do Padre. Neste momento, eles analisam as condições do mar e decidem sobre a continuação da etapa, que tem prazo até domingo para ser finalizada. Estão em jogo um total de US$ 75 mil em prêmios e 1.500 pontos no ranking mundial do WQS.