O cavalo Abre Cancha da Onicron e a égua Cobiça Bertolini ficaram em primeiro lugar na classificatória para o Freio de Ouro da Sexta Região, que terminou ontem em Caxias.

Continua depois da publicidade

Os dois animais da raça crioula e mais outros seis disputarão o Freio de Ouro, na Expointer, em Esteio, no final de agosto.

Todos obtiveram resultados superiores a 18 pontos e, por sua colocação, têm espaço garantido na mais importante competição da raça no país. De acordo com o diretor de fomento do Núcleo Vinhedos da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Jorge Luiz Sehbe, participaram da classificatória caxiense 56 animais (27 fêmeas e 29 machos).

Os jurados deram pontuação de 20,441 para Abre Cancha, e Cobiça somou 19,701. O cavalo é das Cabanhas Onicron e Reservada, de Novo Hamburgo. Seu ginete, Adriano Streck, 34 anos, também levou um prêmio destaque. Estava feliz da vida porque, pela primeira vez, venceu uma semifinal.

– Fazia cerca de seis meses que eu acompanhava o Abre Cancha. Esse período é o mínimo para conhecer bem o cavalo. Tinha ideia de que ele ficaria entre os primeiros. Acho que se destacou mais na andadura. É quando caminha, troteia e galopa – explicou Streck.

Continua depois da publicidade

Entre as fêmeas, Cobiça Bertolini se mostrou mais hábil na Paleteada, observou seu ginete, Raul Lima, 26 anos, agraciado com o troféu de ginete destaque. A égua é de propriedade da Fazenda Bertolini, de Minas do Leão, e seu criador é Irani Bertolini. Lima, que treina a égua há dois anos, era só elogios à fêmea:

– Eu apostava na Cobiça e ela se superou. A partir de agora, lá na Expointer, o que vier é lucro.