Estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Chicago revela que ter cachorros contribui para a sociabilidade e a saúde física dos donos. A razão está na necessidade dos pets passearem diariamente. Ou seja, quando é levado para passear, o cão faz com que seu dono encontre outras pessoas e inicie, a partir daí, certa interação.

Continua depois da publicidade

Para os donos de gatos, roedores e outros animais domésticos, a notícia não é tão boa. Apesar de extremamente inteligentes, eles não precisam de caminhadas e não interagem tanto quanto os cachorros.

– Dizem que você não é dono do seu gato, e sim ele é seu dono. Eles tendem a interagir apenas quando querem, enquanto os cães interagem quando você quer. – afirma Chris Laurence, ex-diretor do Feline Advisory Bureau.

:: Confira mais novidades sobre o mundo dos pets

Além de criar mais situações de contato, as caminhadas com pets fazem bem ao coração (tanto aos deles, quanto aos dos humanos). Uma pesquisa da American Heart Association verificou que donos de cães apresentam corações mais saudáveis, pois caminham cerca de duas horas por semana a mais que as outras pessoas.

Continua depois da publicidade