O telefone para doações da Sociedade Espírita de Recuperação Trabalho e Educação (Serte) – entidade que atende crianças e idosos em Florianópolis – começa a tocar mais vezes nesta época do ano. O volume de doações fica até 30% maior quando o Natal se aproxima. Para Sandra Millidio, coordenadora da captação de recursos de telemarketing da Serte, a solidariedade se reverte doações.

Continua depois da publicidade

>>> Faça o teste para saber se você é uma pessoa gentil

Mas há pessoas que dispensam parte do tempo em todos os meses do ano para ajudar os outros. Seja com trabalho voluntário ou até mesmo pequenas gentilezas. Essas atitudes, além de levarem um pouco de alegria para o dia a dia das pessoas, também se revertem em saúde, produtividade e satisfação para quem doou um pouco do seu tempo. Estudo realizado pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e divulgado em junho deste ano, mostrou que jovens que praticam boas ações têm menos riscos de depressão e melhoram a saúde mental.

>>> Confira exemplos de pessoas que realizam atos de gentileza no dia a dia

Sâmia Simurro, vice-presidente da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV) – responsável pelo Movimento Mundial pela Gentileza no Brasil -, reforça que as gentilezas ajudam na liberação de endorfina e no bem-estar. Além disso, torna a pessoa mais confiante, flexível e produtiva.

Continua depois da publicidade

Outro ponto positivo é que as atitudes do bem acabam sendo replicadas. É o que defendia o Profeta Gentileza, artista urbano carioca, que se tornou conhecido na década de 1980 por seus murais em um viaduto na capital fluminense. “Gentileza gera gentileza” é a frase mais conhecida.

– Ser gentil não é ser caridoso, é ter a real preocupação com o outro – esclarece Sâmia, que também é mestre em psicologia.

Para incentivar ainda mais essas atitudes positivas, a especialista lembra que no dia 13 de novembro comemora-se o Dia Mundial da Gentileza.

>>> 10 atos gentis no trabalho

Ser gentil não requer muito tempo ou esforço. No ambiente corporativo, por exemplo, pequenos gestos podem fazer uma grande diferença. Confira alguns atos que podem tornar o dia de toda equipe mais harmonioso:

Continua depois da publicidade

Deixe mensagens desejando um excelente dia de trabalho

Leve um café, suco ou chocolate para alguém

Faça um elogio genuíno

Compartilhe as boas notícias

Ajude um colega sobrecarregado

Convide alguém diferente para um café ou almoço

Ofereça uma bala, um biscoito, um chocolate, uma flor ou uma revista a um colega de trabalho

Deixe um recado gentil

Escreva um cartão de agradecimento

Coloque uma mensagem anônima de apoio para um colega de trabalho

Fonte: Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV)