Notícia empolgante para velhos corredores de maratonas: de acordo com uma nova pesquisa espanhola, o corredor médio de 60 anos finaliza maratonas no mesmo tempo que um jovem de 18 anos. Essa é a conclusão da Universidade de Madri, onde os pesquisadores demonstraram a relação entre o tempo de corrida de maratona e idade dos atletas do pelotão de elite.
Continua depois da publicidade
As descobertas vão contra as antigas crenças de que a performance em corridas de longa distância diminui progressivamente de forma linear a partir dos 25 anos. Na investigação, publicada no jornal Age, os cientistas mostraram que atletas do pelotão de elite realizam seu melhor tempo aos 27 anos. As mulheres do mesmo grupo atingem o auge em média aos 29 anos.
Em ambos os sexos, os corredores eram cerca de 4% mais lentos a cada ano antes da idade de apogeu. Após o alcançarem o pico, eles diminuíram a velocidade cerca de 2% a cada ano. Entretanto, depois dos 55 anos, o tempo de performance demonstrou uma queda brusca com um declínio acentuado em homens e mulheres.
Para conduzir o estudo, a equipe observou os tempos de mais de 45 mil corredores que participaram da Maratona de Nova York em 2010 e 2011. Os autores incluíram os 10 melhores de ambos os gêneros entre 18 e 75 anos.
Apesar de a diferença de gênero em tempo de corrida em maratonas permanecer 20% entre homens e mulheres até 55 anos, o intervalo chega a mais de 40% aos 70 anos. Fauja Singh, o maratonista mais velho do mundo, disputou sua primeira competição aos 89 anos e completou a maratona de Toronto em 5 horas e 40 minutos em 2003, aos 92 anos.
Continua depois da publicidade