As vuvuzelas, longas cornetas de plástico que são quase indispensáveis para os torcedores de futebol na África do Sul, podem denificar a audição dos torcedores que assistirem à Copa de 2010, revela um estudo publicado nesta segunda-feira. Uma série de controles realizados pelos fabricantes de próteses auditivas Phonak chegou à conclusão de que as vuvuzelas emitem um som de 127 decibeis, cifra superior à de um tambor (122 decibeis) e à de uma serra mecânica ou do apito do árbitro (121,8 decibeis).
Continua depois da publicidade
“A exposição prolongada de 85 decibeis pode provocar perda auditiva”. Quando o som é superior aos 100 decibeis, a perda auditiva pode acontecer em 15 minutos”, afirma, em um comunicado, a companhia Phonak.
As vuvuzelas fazem parte do equipamento básico de todo torcedor sul-africano, mas os torcedores de outras equipes não são tão entusiasmados com seu uso. O meia espanhol Xabi Alonso, jogador do Real Madrid, por exemplo, chegou a exigir sua proibição, argumentando que o ruído ensurdecedor das trombetas perturba os jogadores em campo.