Estar paralisado na mesa de cirurgia, sentindo cada incisão e não conseguir falar pode estar entre os piores medos dos pacientes de um hospital. Um estudo sobre operações realizadas em pessoas submetidas à anestesia geral revela que mais de 150 pessoas viveram este pesadelo em apenas um ano no Reino Unido e na Irlanda, apontou o jornal britânico Daily Mail.
Continua depois da publicidade
Um terço deles ainda estava acordado durante toda a operação, apontou a auditoria do Royal College de Anestesistas e da Associação de Anestesistas da Grã-Bretanha e Irlanda. Estes casos são chamados de “consciência acidental”.
Mais de 7 mil anestesistas foram entrevistados em 2011. Todos foram questionados sobre como monitoram a consciência de seus pacientes durante e após as operações. Os próprios pacientes também contaram o que sentiram. A maioria das pessoas operadas (62%) disse ter sentido “dor ou sofrimento”.
Os cientistas que conduziram a pesquisa disseram que estudos anteriores haviam mostrado o número muito maior de pessoas que acordam durante as operações. Segundo o professor Tim Cook, co-autor do estudo, na maioria das vezes, os pacientes podem ouvir ruídos. Mas Cook alerta que os pacientes não precisam ficar inseguros:
Continua depois da publicidade
– Os riscos para pacientes submetidos à anestesia geral são muito pequenos e diminuíram consideravelmente nas últimas décadas.