Um estudo divulgado no Congresso Internacional sobre Obesidade 2024 aponta que 75% dos brasileiros estarão acima do peso em 20 anos. A estimativa mostra que, do total, 48% dos adultos brasileiros (com mais de 18 anos) viverão com obesidade e outros 27% estarão com sobrepeso. Os números mostram que 130 milhões de brasileiros serão afetados até 2044. As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Atualmente, 56% dos adultos do Brasil têm obesidade ou sobrepeso. Os dados mostram que os números vêm aumentando com o decorrer dos anos, já que, entre 2006 e 2019, a prevalência de obesidade quase dobrou.
5 dicas para ajudar a manter o diabetes sob controle
Diante do cenário atual, o estudo estima que a obesidade e o sobrepeso poderão ser responsáveis pela morte de 1,2 milhão de pessoas e 10,9 milhões de novos casos de doenças crônicas, como diabetes, doenças cardiovasculares e doença renal crônica.
Continua depois da publicidade
Especialistas ouvidos pelo g1 pontuam que a obesidade é uma doença multifatorial, que pode envolver fatores genéticos, sociais, culturais, ambientais e econômicos.
Crianças e adolescentes poderão ser afetados
O estudo ainda mostra que crianças e adolescentes também poderão ser afetados no futuro. Conforme cita o g1, este público que vive com obesidade tem maiores chances de desenvolver doenças como diabetes tipo 2 na vida adulta, AVC, hipertensão, câncer colorretal e doença cardíaca coronária.
O Atlas Mundial da Obesidade 2024, divulgado em março, estima que a obesidade e o sobrepeso devem atingir metade das crianças e adolescentes do Brasil até 2035 (cerca de 20 milhões de jovens).
Em nível mundial, segundo aborda o g1, o estudo diz que, se as tendências atuais continuarem até 2035, 770 milhões de crianças e adolescentes devem viver com sobrepeso e obesidade. O dado representa um aumento de 22% (em 2020) para mais de 39% até 2035.
Continua depois da publicidade
Leia também
Índice de obesidade dispara e SC contabiliza mais de 398 mil pacientes com doença crônica
Os desafios de quem vive com obesidade em Santa Catarina
Dia Nacional do Diabetes: SC tem mais de 454 mil pessoas com a doença