Onze obras de infraestrutura no Norte do Estado são prioritárias para a melhoria da competitividade das empresas do Sul do Brasil. É o que aponta um estudo feito pela consultoria Macrologística para a Confederação Nacional da Indústria (CNI). São ações nas áreas ferroviária, portuária e rodoviária. Juntas, correspondem a R$ 2,9 bilhões em investimentos. Três delas estão perto de se tornarem realidade.

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PDF: obras sugeridas no Norte de SC

A SC-415 está quase totalmente pavimentada.

– Faltam apenas 7 km para pavimentar toda a rodovia. O Porto Itapoá deve ser parceiro nesta etapa final -, garante o secretário de Estado de Infraestrutura, Valdir Cobalchini.

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As outras duas obras são o Contorno Ferroviário de São Francisco do Sul, previsto para ser concluído até o fim do primeiro semestre de 2013, e a recuperação do berço 201 do Porto de São Francisco, que pode entrar em operação neste ano.

A mais cara, a duplicação dos 74,5 km da BR-280 entre Jaraguá do Sul e São Francisco do Sul, deve ter seu edital relançado até outubro. A prioridade é para o trecho entre o porto e a BR-101. A expectativa é de que a obra comece em 2013.

Algumas das ações sugeridas pelo estudo dependem de órgãos públicos para saírem do papel. No caso do Terminal Mar Azul, às margens da baía da Babitonga, em São Francisco do Sul, o projeto só pode ser iniciado com a expedição da licença de instalação a ser concedida pelo Ibama.

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– Estamos neste processo desde 2007. Agora, aguardamos a conclusão dos estudos do órgão ambiental para iniciar as obras -, explica Herbert Markinson, diretor do terminal.

Ainda na área portuária, há discussões não finalizadas sobre a construção do berço 401 no Porto de São Francisco. Segundo a administração do terminal, há debates sobre a real necessidade da obra. Para o porto, ela agilizará os serviços na região, mas ainda não é possível prever uma data para a conclusão deste projeto, caso seja aprovado.

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