Um estudo que aborda a satisfação dos familiares de pessoas com Covid-19 que tinham boletim médico atualizado por chamada de vídeo na Centro Hospitalar Unimed (CHU), em Joinville, foi publicado na revista Intensive Care Medicine, referência global de publicações científicas em terapia intensiva.

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A pesquisa, chamada “Efeito da informação virtual sobre o satisfação para a tomada de decisão entre a família membros de pacientes criticamente doentes com Covid-19”, foi encabeçada pelo médico intesivista da unidade Juliano Ramos. Ele explica que a ideia nasceu da curiosidade de entender a satisfação, tanto de parentes quanto de pacientes, ao ter que lidar com um novo meio de comunicação que se fez necessário durante a pandemia.

Como funcionou o estudo

Além de Juliano, o estudo também contou com as contribuições de mais profissionais, como médicos e psicólogos, que utilizaram como metodologia um questionário validado, que mensura a qualidade da informação passada aos familiares.

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As perguntas foram aplicadas em dois grupos: o primeiro com os familiares de pacientes internados na “UTI Covid”, sem contato com o paciente e o médico; já o outro foi aplicado aos familiares de pacientes internados na “UTI Não Covid”, com informação e contato presencial. Ao todo, foram incluídos 42 pacientes em cada grupo.

Análise dos resultados

Apesar do resultado geral de satisfação ter sido bom em ambos os grupos, a qualidade das informações teve uma avaliação pior entre os familiares de pacientes com Covid-19, que receberam as informações on-line. 

– O estudo mostrou a necessidade de os médicos desenvolverem alternativas para a comunicação com os familiares à distância, quando não é possível o contato presencial, e formação de novas habilidades para apoiar nas decisões difíceis, mesmo sem o contato físico no contexto de uma doença tão pouco conhecida e altamente letal, – finalizada o médico Juliano.

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