A rotina agitada se tornou uma constante na vida de muitas pessoas. Entre trabalho, estudos, família e responsabilidades sociais, encontrar tempo para relaxar e descansar pode ser um verdadeiro desafio. Contudo, a busca pela recuperação do sono perdido durante a semana agitada pode ser mais benéfica para a saúde do que se imaginava. Continue a leitura e veja o que uma pesquisa da área da cardiologia descobriu.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Um estudo, apresentado no Congresso Europeu de Cardiologia, o ESC Congress 2024, aponta que dormir mais nos fins de semana pode reduzir em até 20% o risco de desenvolver doenças cardíacas.

Continua depois da publicidade

De acordo com publicação do ESC Congress, a pesquisa analisou dados de mais de 90 mil indivíduos envolvidos no projeto UK Biobank e explorou a relação entre o sono compensado de fim de semana e doenças cardíacas, como infarto e insuficiência cardíaca. Os dados de qualidade e tempo de sono, assim como registros de hospitalização e informações de óbitos foram analisados ao longo de 14 anos. 

Quais são as fases do ciclo do sono e como dormir bem?

Ao fim, foi possível observar que participantes do grupo com o sono mais compensatório tiveram 19% menos probabilidade de desenvolver doenças cardíacas do que aqueles com menos. “A análise não mostrou nenhuma diferença entre homens e mulheres”, pontuou o estudo.

“Nossos resultados mostram que, para a proporção significativa da população na sociedade moderna que sofre de privação de sono, aqueles que têm mais sono de recuperação nos fins de semana têm taxas significativamente mais baixas de doenças cardíacas do que aqueles com menos sono”, disse o coautor do estudo Zechen Liu, do Laboratório Estatal de Doenças Infecciosas, do Hospital Fuwai de Pequim, na China, 

Continua depois da publicidade

Como melhorar a qualidade do sono

  • Priorize o sono: tente dormir pelo menos 7 horas por noite e, se possível, recupere o sono perdido nos fins de semana.
  • Consulte um médico: se você tem dificuldade para dormir ou sofre de doenças cardíacas, consulte um médico para obter orientação personalizada.
  • Adote hábitos saudáveis: além de dormir bem, pratique atividades físicas regularmente, mantenha uma alimentação equilibrada e evite o consumo excessivo de álcool e cafeína.

Leia também

Os sinais da deficiência de B12 no corpo e quais alimentos são ricos nesta vitamina

As gírias dos anos 2000 que já estão “velhas” e são consideradas bregas pelos jovens