Um estudo publicado na revista Nature Medice na última semana “desvenda” os principais efeitos colaterais de medicamentos GLP-1, como o Ozempic, Wegovy e Mounjaro, utilizados por pessoas com diabetes para controlar os níveis de açúcar no sangue. A pesquisa foi liderada pelo chefe de pesquisa e desenvolvimento no VA St. Louis Health Care System, Ziyad Al-Aly.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Ao todo, foram encontrados 175 efeitos na saúde de quem utiliza esse tipo de remédio. O uso de GLP-1RA foi associado a um risco reduzido de uso de substâncias e desenvolvimento de transtornos psicóticos, convulsões, e transtornos neurocognitivos, incluindo doença de Alzheimer e demência. Também foram encontrados benefícios em relação a transtornos de coagulação, transtornos cardiometabólicos, doenças infecciosas e diversas condições respiratórias.

Já em relação aos riscos, a chance de pessoas que fazem uso de GLP-1 de terem transtornos gastrointestinais, hipotensão, síncope, transtornos artríticos – como artrose e artrite -, pedras nos rins, inflamação nos túbulos renais e inflamação no pâncreas é maior do que quem faz uso de outros tipos de tratamento para diabetes.

Como foi feita a pesquisa

O estudo utilizou um banco de dados do Departamento de Assuntos de Veteranos dos EUA com 215.970 pessoas com diabetes que iniciaram o uso de GLP-1RA, 159.465 pessoas que utilizam sulfonilureias – medicamentos para diabetes tipo 2 -, 117.989 pessoas que utilizam DPP4, e 258.614 pessoas que utilizam SGLT2.

Continua depois da publicidade

Além desses grupos, também participaram pessoas que fizeram parte de um grupo de controle que utilizam sulfonilureias, inibidores de DPP4 e inibidores de SGLT2, totalizando 536.068. Outro grupo de controle, com 1.203.097 indivíduos, que continuaram o uso de anti-hiperglicêmicos não-GLP-1RA, também foi analisado.

Ao todo, mais de 2 milhões de pessoas participaram do estudo, que levou quase quatro anos para ser concluído.

Leia também

Saiba como aumento de bactérias intestinais pode ser alternativa natural ao Ozempic

O que é Elcella, pílula conhecida como “Ozempic natural” que promete redução de peso

Mulher passa mal após aplicar Ozempic falsificado; veja lotes falsos já identificados