Uma pesquisa realizada pelas acadêmicas, Sara Oliveira Souza e Angélica Aparecida Flôres, do curso de Nutrição da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), sob orientação da professora Sandra Soares Melo, avaliou a implementação da quinoa na alimentação escolar.
Continua depois da publicidade
O estudo foi desenvolvido para medir a aceitação de almôndegas enriquecidas com quinoa na alimentação escolar de 126 crianças, com idade entre 6 e 10 anos, em Navegantes. A intenção é que os estudantes aumentem o consumo de fibras, que conforme os órgãos internacionais, devem ser de 19g a 38g por dia.
As autoras do estudo verificaram na análise da qualidade nutricional da almôndega que os valores de proteínas, ferro e zinco ultrapassaram os valores exigidos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), para suprir 20% das necessidades nutricionais diárias de crianças entre 6 e 10 anos, sendo que o teor de fibras atingiu 10,93% do valor que o PNAE determina.
A quinoa (Chenopodium quinoa Willd) tem ganhado atenção pelo seu alto valor nutricional. A semente que se desenvolveu na região do Peru, Bolívia, Equador, Argentina, Chile e Colômbia é comparada ao leite quando refere-se ao conteúdo e a qualidade proteica.
Continua depois da publicidade
Na receita da almôndega, a farinha de trigo ou de rosca, foi substituída por flocos de quinoa, aproveitando a quantidade elevada de fibras, ácidos graxos essenciais, antioxidantes (flavonoides, tocoferóis), aminoácidos essenciais além de minerais e vitaminas. Elas foram feitas na forma assada, para manter a qualidade nutricional.
Segundo o PNAE, para que um novo produto seja aceito na alimentação escolar, ele precisa ter no mínimo 85% de aceitação dos alunos, que deverão aprová-los e assinalar opções “adorei” ou “gostei”. Nos estudos com a almôndega de quinoa, os percentuais das repostas gostei e adorei chegaram a 90,5%.
Segundo a pesquisadora Sandra Soares Melo, orientadora do estudo, os resultados motivaram a rede de ensino municipal de Navegantes, que se mostrou interessada em fornecer a almôndega com quinoa para as demais unidades escolares.
Continua depois da publicidade
ALMÔNDEGA
Ingredientes
1 kg de carne moída
2 e ¼ de xícaras de chá cheias de quinoa em flocos
1 unidade pequena de cebola
1 dente de alho grande
4 colheres de sopa cheias de tempero verde
3 ovos pequenos
1 colher de sobremesa rasa de sal
Modo de preparo
1. Pique a cebola, o alho e o tempero verde e reserve. 2. Coloque a carne moída em uma bacia e acrescente a cebola, o alho, o tempero verde, os ovos, o sal e misture. 3. Adicione quinoa em flocos aos poucos até dar liga na mistura. 4. Modele os bolinhos e leve para assar em forno médio por 40 minutos.