A OMS (Organização Mundial da Saúde) divulgou nesta quinta-feira (15) os resultados do estudo global “Solidarity Therapeutics Trial”, envolvendo quatro tratamentos antivirais contra a covid-19: hidroxicloroquina, remdesivir, lopinavir/ritonavir (combinação) e interferon beta-1a. A pesquisa realizada em 405 hospitais de mais de 30 países mostra que os medicamentos são ineficazes na prevenção da morte pelo novo coronavírus.
Continua depois da publicidade
> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp
Segundo o relatório publicado online, “esses medicamentos parecem ter pouco ou nenhum efeito sobre os hospitalizados por covid-19, conforme indicado pelas taxas de mortalidade, início da assistência respiratória, ou tempo de internação hospitalar”.
O remdesivir fazia parte do coquetel experimental que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trumb, tomou após contrair o coronavírus no mês passado. O país autorizou o uso do medicamento, originalmente usado contra o vírus Ebola, em 1º de maio. Posteriormente, União Europeia e outros países também autorizaram seu uso, por ser considerado um dos tratamentos mais promissores contra a covid-19.
A OMS destaca que os dados do estudo realizado com mais de 11 mil pessoas ainda precisam ser revisados por outros médicos, mas ele já mostra “evidências conclusivas” sobre os medicamentos.
Continua depois da publicidade
Leia também
Estudo da UFSC diz que vacina já existente pode reduzir risco da Covid-19
Governo prorroga decreto de calamidade pública por coronavírus em Santa Catarina
Médico critica comportamento de jovens em SC: “sentem que têm passaporte de segurança”