Um estudo feito para a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) aponta que a duplicação do trecho sul da BR-101 não ficará pronta antes de 2014. O estudo foi apresentado aos empresários do Estado nesta sexta-feira.

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Todo o trecho sul da rodovia foi analisado. A última visita feita pelo engenheiro Ricardo Saporiti, contratado pela Fiesc, e pelos representantes do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-SC) foi no último fim de semana.

Um outro estudo divulgado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no início desta semana trouxe uma previsão diferente. Para o órgão, o trecho sul ficaria totalmente concluído em 2012.

– Eu não entendo como eles têm coragem de dizer que a coisa vai terminar em data tão próxima. É uma falta de respeito com a população de Santa Catarina – disse o presidente da Fiesc, Alcantaro Corrêa.

Além dos pontos críticos que integram a segunda fase da obra, a Fiesc afirma que há problemas em trabalhos da primeira etapa.

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Das 64 passarelas previstas, três estão prontas; dos 11 viadutos simples, cinco estão prontos; dos 27 viadutos duplos, 13 foram entregues; no caso das pontes novas, estão concluídas 23 das 30 previstas; das pontes antigas, que precisam de reforço e alargamento, três da 21 foram reformadas, segundo a Fiesc.

Com relação ao trecho de pista duplicado, estão prontos 139 quilômetros dos 238,5 previstos, restando 41,7% por entregar. Já dos trabalhos de restauração da pista antiga, estão prontos apenas 67 dos 238,5 quilômetros, com mais 71,7% por entregar.

O engenheiro responsável pela análise afirma que há divergências entre os estudos da Dnit e da Fiesc.

– É uma situação gritante. Vimos que há trechos que ainda estão em fase de execução da base do pavimento da duplicação. Eu não considero isso como 100% executado, mas o Dnit considerou – disse Ricardo Saporiti.

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O Dnit, por meio de sua assessoria de imprensa, disse que não se manifestará sobre o estudo e que mantém os prazos divulgados divulgados na segunda-feira.

Lote 30

Uma das informações mais questionadas pela Fiesc foi o Lote 30. O Dnit informou à imprensa que 100% das pistas estavam duplicadas (28,5 km). A assessoria de comunicação do órgão retificou nesta sexta-feira a informação. Estariam duplicados 22,5 km do trecho.

Uma das obras não estaria no projeto

A segunda fase também é questionada pela Fiesc. O Dnit considera importante a realização de três obras: dois túneis (um sob o Morro dos Cavalos e um sob o Morro Formigão) e uma ponte de aproximadamente três quilômetros de extensão em Laguna. A previsão de conclusão é para 2012.

O estudo apresentado pela Fiesc coloca mais duas obras: um elevado de aproximadamente 1,7 quilômetro para transposição do “banhado” no contorno de Araranguá e o reforço e alargamento da ponte sobre o rio Tubarão de cerca de 340 metros.

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– O primeiro não tem projeto executivo e o segundo não consta nos projetos vigentes – diz o engenheiro Saporiti.