O acesso ao novo Aeroporto de Florianópolis não deverá ficar pronto em outubro, quando está prevista a inauguração do terminal. É o que aponta um estudo apresentado nesta quarta-feira pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc).

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O levantamento feito pelo engenheiro Ricardo Saporiti aponta que, pelo ritmo atual da obra, ela não estará pronta no prazo prometido de sete meses. Um dos pontos mais críticos é a intersecção próxima ao Estádio da Ressacada, onde um novo traçado vai contornar o bairro Carianos. A construção das cabeceiras de um viaduto (que já pode ser observado por quem passa pela região) depende de grande transporte de material que vem de São José, e o solo da região precisa ser preparado, porque é muito mole.

A promessa de entrega do novo aeroporto em outubro foi acertada entre a concessionária e o governo. A Floripa Airport pretendia inaugurar o terminal em agosto, mas o Estado ponderou que só concluiria o acesso dois meses depois.

O presidente da Fiesc, Mário Cezar de Aguiar, alerta:

— A obra é fundamental e isso nos preocupa bastante. Se não entregar no prazo determinado, tira a credibilidade de Santa Catarina para futuras concessões.

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O novo terminal fica do lado oposto do atual e depende desse novo acesso, que vai ligar à Avenida Diomício Freitas, em uma ponta, à SC-405, no Campeche, na outra, contornando o bairro Carianos.

Conforme o projeto executivo do Deinfra, a obra contempla a implantação e a pavimentação do acesso à nova área do terminal do aeroporto Hercílio Luz e a região sul de Florianópolis, totalizando uma extensão de 7.968,51 metros. O estudo ressalta que o segmento mais crítico e preocupante é de aproximadamente dois quilômetros no entorno do loteamento Santos Dumont e a interseção Avaí/Carianos.

O trabalho realizado pelo engenheiro Ricardo Saporiti destaca que ainda há imóveis que precisam ser demolidos para permitir a execução da pista de acesso à nova ponte sobre o Rio Tavares e no loteamento parcialmente atingido. Também há duas pontes sobre o Rio Tavares: uma nova, que já foi concluída, e a outra que está em fase de finalização das obras de reforço e recuperação.

O CEO da Floripa Airport, Tobias Market, disse que há expectativa com o compromisso que o governo assumiu com a sociedade e a concessionária de entregar uma faixa até 1º de outubro, quando o terminal será inaugurado.

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— Não estou surpreso com o resultado do estudo porque o governo foi claro e disse que herdou o processo da construção da via de acesso de uma outra gestão e seria capaz de entregar um trecho de faixa única. O que é importante para nós da Floripa Airport hoje é que exista o acesso até o aeroporto. Se ele não estiver completo isso não tem tanta importância. O importante é entregar mesmo que seja uma faixa única.

Saporiti explicou que o estudo analisou a obra completa, conforme estabelecido no projeto.

— Não analisei a pista simples. Nem cabe isso numa obra desse vulto e da importância do aeroporto internacional de Florianópolis. Mas pelo que vi durante a realização do trabalho, é muito difícil entregar mesmo que seja a pista simples, o que resolveria parcialmente. A pista simples não é a solução.

Confira o vídeo produzido pela Fiesc: