Se ainda faltavam estudos técnicos para comprovar a necessidade urgente de duplicação da BR-280, agora os municípios ladeados ou cortados pela rodovia tem mais um argumento para reforçar a reivindicação. O Instituto Jourdan, de Jaraguá do Sul, divulgou nesta terça-feira uma análise que faz a relação entre a evolução do PIB das cidades e sua participação na riqueza do Estado com a interferência da infraestrutura viária.
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Como era de se esperar, os municípios contíguos à BR-101 Norte (completamente duplicada) viram sua importância crescer de 24% para 32% na participação estadual, entre 2003 e 2012. Enquanto as cidades ao longo da BR-280 viram redução de 11% para 10% neste período. Juntas, a BR-280, a BR-470 e a BR-282 respondem por seis das 12 maiores cidades do Estado e são estratégicas por fazerem a ligação entre o Oeste e o litoral, entretanto ainda amargam péssimas condições de tráfego.
Os pólos Blumenau, Jaraguá do Sul e Chapecó dependem destes investimentos para escoar a produção e atrair pessoas e investimentos. Por enquanto, como diz a nota elaborada por Márcio da Silveira, “as rodovias não foram fator de desenvolvimento, mas sim de estagnação”.
Claro que existem outros aspectos que ultrapassam a estrutura viária e também têm impacto na economia e no crescimento das cidades; as rodovias são “apenas” – com aspas gigantescas – o canal de entrada e saída.
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