Um novo tipo de moradia tem conquistado um perfil de clientes, na maioria solteiros e recém-casados sem filhos. São os estúdios, ambientes de tamanhos reduzidos e com espaços integrados para a maior comodidade dos usuários.
Continua depois da publicidade
Se você está em Santa Catarina neste feriadão e quer uma oportunidade para conhecer melhor o conceito contemporâneo de morar nos grandes centros urbanos, vale a visita à Mostra Casa Nova 2012, na Escola Básica Silveira de Souza, no Centro de Florianópolis.
Além de ficar por dentro das tendências estéticas nas áreas de decoração e arquitetura, o evento apresenta várias soluções criadas a partir de demandas bastante atuais.
A Koerich Imóveis levou para a exposição sete modelos de estúdios dos empreendimentos Oceano e Central, ambos com localização privilegiada no Centro da Capital. Todos os ambientes criados para o evento têm a mesma metragem real das plantas dos estúdios e agregam basicamente os espaços normais de uma casa: cozinha, estar, quarto e banheiro.
Continua depois da publicidade
Imóvel é boa pedida para
profissionais em trânsito
Para a arquiteta Estela Cislaghi, que projetou o Estúdio Nova York numa área de 45 metros quadrados somando a sacada, este tipo de imóvel atende também a profissionais que moram em outras cidades e precisam de um pit stop, um lugar para relaxar ou tomar um banho mais próximo do escritório, em vez de um quarto de hotel.
– No meu caso, três fatores contribuíram para a sensação de amplitude que o estúdio tem: a proporção do mobiliário com relação à área disponível, a exemplo da cama que tem dimensões normais para um casal, mas que possui altura igual a de um sofá; a iluminação que mescla luz direta e indireta com pontos claro e escuro; e o uso de cores sóbrias como branco, areia e bege – diz Estela.
O decorador Claudio Oliveira também usou alguns artifícios para a criação do Estúdio Sete Notas Catarinenses, com 35 metros quadrados.
Continua depois da publicidade
– Optei por soluções multifuncionais para a otimização do espaço. Na cozinha, o balcão sobre a bancada da pia esconde a máquina lava e seca; o móvel de apoio ao jantar com rodinhas oculta vários compartimentos e tem bandeja removível; e o painel da TV, feito sob medida com profundidade maior, funciona como roupeiro também – pontua Claudio.
Essa é a máxima dos estúdios, imóveis que proporcionam um estilo de morar diferenciado com foco no bem-estar daqueles que se propõem a viver em espaços racionais, porém, munidos de praticidade.
Serviço
Quando – até domingo
Horários – sábado e domingo, das
12h às 20h
Onde – Escola Básica Silveira de Souza – Rua Alves de Brito, 334, Centro, Florianópolis
Ingressos – Inteira: R$ 20 / Meia: R$ 10 (pessoas acima de 60 anos, estudantes e Clube do Assinante DC)
Continua depois da publicidade