Com o objetivo de proporcionar uma vivência única fora da sala de aula, mais de 300 crianças e estudantes de sete unidades do Sistema Municipal de Educação de Lages estão tendo a oportunidade de assistir às competições do Parajasc 2025.
Continua depois da publicidade
A iniciativa é da Secretaria Municipal da Educação, em parceria com a Fundação Municipal de Esportes (FME), que tem levado alunos dos Centros de Educação Infantil Municipais (Ceims) e das Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) aos locais de disputa.
Para o secretário municipal da Educação, Cristian de Oliveira, o momento é de aprendizado que vai além do conteúdo escolar.
— Nossos estudantes têm a oportunidade de vivenciar competições de alto nível e aprender valores essenciais, como respeito, determinação e equidade. O Parajasc tem potencial para inspirar nossos estudantes e fortalecer a construção de uma educação mais justa, inclusiva e humana — destacou.
Além de estudantes da rede pública, algumas escolas da rede particular de Lages também seguiram a ideia. O professor de Geografia do Colégio Sigma, Roger Robert Ramos, afirmou que esse contato promove uma compreensão mais ampla da diversidade.
Continua depois da publicidade
— Acho que é extremamente importante a gente ter esse contato. Hoje a realidade da deficiência está cada vez mais próxima na sociedade e o mais importante é sensibilizar a juventude para essa aproximação. O Parajasc talvez seja o resultado de todo esse percurso, mostrando que, apesar das limitações, cada pessoa tem habilidades que podem ser valorizadas. Para nossos estudantes, isso evidencia cada vez mais a necessidade de uma sociedade inclusiva e diversificada— afirmou.
Veja fotos do Parajasc
Leia também
Finais do atletismo marcam terceiro dia de Parajasc em Lages com medalhas e grandes histórias
Parajasc começa em Lages com histórias de determinação e amor ao esporte






