Estudantes das escolas da rede municipal de Jaraguá do Sul serão vistoriados por detectores de metais. A medida foi anunciada pela secretaria de Educação e, ao todo, serão 35 kits, com custo de R$ 15,7 mil. 

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Conforme a prefeitura, a comunidade escolar deve passar por uma vistoria pessoal e de volumes dentro das unidades promovidos por um agente de segurança ou pelo diretor da unidade. Além disso, os estudantes vão passar por orientações sobre os tipos de materiais que podem causar riscos à integridade das pessoas ou ao patrimônio público.

As inspeções, porém, serão realizadas de maneira aleatória e acontecerão por turma ou grupo de alunos em dias e horários a serem sorteados pelo diretor da escola. 

Caso o alarme do detector de metais seja acionado, a pessoa deverá ir à sala do diretor e depositar os pertences em uma caixa para inspeção. A entrada ou retorno do aluno à sala de aula será permitido somente após a análise do objeto. 

Continua depois da publicidade

Se o material for de risco à segurança, o objeto será retido e os responsáveis e o Conselho Tutelar serão comunicados do ocorrido.

O objetivo, conforme o município, é  impedir a entrada de armas e objetos capazes de colocar em risco a integridade das pessoas ou do patrimônio das escolas. 

Leia também

VÍDEO: integrantes de quadrilha são presos com dinheiro e tijolos de maconha em SC

Sargento Lima prevê candidato próprio do PL em Joinville em 2024

VÍDEO: Clínica é destruída por carro desgovernado em Joinville pela segunda vez em 2 meses