Em audiência de custódia realizada nesta terça-feira no Fórum da Capital, o juiz Renato Guilherme Gomes Cunha concedeu liberdade provisória para Larissa Neves Ferreira e Vanessa Micheli Canei, estudantes presas durante protesto na segunda-feira em Florianópolis. Elas foram detidas sob acusação de desacato, dano qualificado ao patrimônio e resistência à prisão em manifestação contra a PEC 241.
Continua depois da publicidade
Sem antecedentes criminais, as alunas do curso de História da UFSC foram liberadas da prisão preventiva, desnecessária segundo avaliação do juiz. Após a soltura, as estudantes foram recebidas por dezenas de colegas e apoiadores. Larissa e Vanessa precisam cumprir medidas cautelares, como explica a advogada Daniela Félix (ouça na reportagem abaixo).
Uma das detidas nesta segunda-feira, Larissa Neves Ferreira alega ter sido vítima de violência policial, constatada em juízo e registrada pelo sistema de gravação. No despacho do juiz Renato Guilherme Gomes Cunha consta a instrução para que as promotorias responsáveis pelo controle externo da atividade policial e a auditoria militar tomem as providências cabíveis.
No protesto da noite desta segunda-feira, diversas pessoas ficaram feridas, entre policiais e integrantes da manifestação. A confusão iniciou no momento em que o movimento tentou fechar os acessos às pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Salles. Como forma de reação, a PM agiu com a cavalaria e as armas de efeito moral, enquanto manifestantes responderam com pedras. Também foi preso na ocasião o fotógrafo Luiz Gabriel Rosa Machado, acusado de lesão corporal e resistência, que foi liberado após depor e pagar fiança.
Continua depois da publicidade