Um a um, os estudantes passavam pelo portão de entrada após o meio-dia deste sábado em direção às salas de aula do Bom Jesus/Ielusc, no Centro de Joinville. O clima era de concentração entre a maioria dos alunos que chegavam para participar do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Continua depois da publicidade
Leia as últimas notícias sobre Joinville e região no AN.com.br
Os alunos chegaram à pé, de bicicleta ou de carro, mas todos dentro do horário. Próximo das 13 horas, um ou outro estudante teve que apertar o passo para entrar na instituição antes do fechamento dos portões. Tudo para não perder a prova que pode ser um passo importante para o ingresso em uma universidade.
Quase 15 mil alunos fazem a prova do Enem no fim de semana em Joinville
Continua depois da publicidade
A estudante Maria Paula Hostin, 18 anos, conta com o resultado do Enem para começar a faculdade de moda. Quando chegou ao colégio para fazer a prova, a expectativa era muito grande, mas ela conta que não houve nenhuma preparação especial de última hora.
– Evitei ao máximo pensar na prova de ontem para hoje até porque já estudei bastante durante todo o ano – conta.
Maria Paula Hostin fala sobre a expectativa para fazer a prova (Foto: Maykon Lammerhirt / Agência RBS)
Continua depois da publicidade
A concentração é tão grande que nem mesmo comida ela levou para a prova. Como já tinha se alimentado antes de ir para a escola, preferiu não levar nada para não incomodar ninguém na sala de aula.
Mesmo para quem a prova vai valer apenas como um teste neste ano, o Enem assusta. A estudante Maria Júlia Hardt, 16 anos, ainda está no segundo ano do ensino médio e fará o exame apenas em 2017, mas resolveu se inscrever também neste ano.
– Estou um pouco nervosa, apesar da prova valer para mim só no ano que vem. O que mais estou preocupada é com a redação, até porque quero fazer faculdade de jornalismo – conta.
Continua depois da publicidade
Em Joinville, são 12 locais de provas onde quase 15 mil alunos vão fazer o Enem. No final da manhã e início da tarde deste sábado, foram registrados congestionamentos em locais próximos às escolas, como ACE, Bom Jesus/Ielusc, Udesc e Univille.
Neste sábado, as provas são de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. O tempo de prova é de quatro horas e meia. No domingo, os testes são de linguagens, códigos e suas tecnologias, além de matemática e suas tecnologias e a redação. Serão cinco horas e meia de duração.
A divulgação do desempenho individual de cada candidato ainda não tem data prevista, mas deve acontecer na primeira quinzena de janeiro. O gabarito será divulgado na página do Inep até o terceiro dia útil seguinte ao de realização das últimas provas.
Continua depois da publicidade
O QUE VOCÊ PRECISA SABER
PROVAS
– O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha cada, e uma redação.
NO SÁBADO
– Ciências humanas e suas tecnologias: abrange história, geografia, filosofia e sociologia. Concentra os temas relacionados a atualidades, além de exigir do estudante um conhecimento ligado a políticas públicas, conflitos sociais e direitos humanos.
– Ciências da natureza e suas tecnologias: reúne as questões sobre química, física e biologia. A exemplo das outras áreas, as perguntas tentam fazer o aluno relacionar o assunto com o cotidiano.
Continua depois da publicidade
TEMPO PARA A PROVA: 4h30
NO DOMINGO
– Linguagens, códigos e suas tecnologias: entram as questões de língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (com a opção de inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação. Compreensão de texto é cobrada com ênfase nesta área.
– Redação
– Matemática e suas tecnologias: envolve cálculos, interpretação de gráficos e tabelas, comparação entre números e medidas de grandeza, entre outros. As questões são normalmente mais voltadas ao raciocínio lógico do que às fórmulas.
TEMPO PARA A PROVA: 5h30
O QUE LEVAR
– É obrigatório apresentar documento original de identificação com foto. Cédulas de identidade (RG), carteira de trabalho e previdência social e carteira nacional de habilitação com foto são alguns dos documentos aceitos.
Continua depois da publicidade
– Só é permitido utilizar na prova caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente.
O QUE PODE ELIMINAR OS CANDIDATOS
– Agir com incorreção ou descortesia com quaisquer participantes ou pessoas envolvidas no processo de aplicação das provas.
– Perturbar, de qualquer modo, a ordem no local de aplicação das provas, incorrendo em comportamento indevido durante a realização do exame.
Continua depois da publicidade
– Comunicar-se, durante as provas, com outro participante, verbalmente, por escrito ou por qualquer outra forma.
– Portar qualquer tipo de equipamento eletrônico de comunicação durante a realização do exame.
– Utilizar ou tentar utilizar meio fraudulento em benefício próprio ou de terceiros, em qualquer etapa do exame, sem prejuízo de demais penalidades previstas em lei.
– Utilizar livros, notas ou impressos durante a realização das provas.
GABARITO
– Será divulgado na página do Inep e no aplicativo do Enem até o terceiro dia útil seguinte ao de realização das últimas provas.
Continua depois da publicidade
– Para checar a quantidade de acertos é preciso estar atento, pois os resultados estarão separados em dias e em cores.
RESULTADO
– A divulgação do desempenho individual de cada candidato não tem data prevista, mas deve ocorrer na primeira quinzena de janeiro.
– A nota do Enem é usada na seleção para vagas em instituições públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu); bolsas na educação superior privada, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni); além de ser requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Para pessoas maiores de 18 anos, o Enem pode ser usado como certificação do Ensino Médio.
Continua depois da publicidade