Cerca de 50 estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) ocuparam nesta terça-feira a reitoria do campus, em Florianópolis. Eles estão protestando pelo não recebimento do auxílio-alimentação, que serve para compensar a isenção do pagamento de refeições no Restaurante Universitário – atualmente paralisado por conta da greve dos servidores técnico-administrativos – para alunos em situação de vulnerabilidade.
Continua depois da publicidade
O ato começou por volta das 14h, após estudantes interromperem a sessão do Conselho Universitário. Em nota, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) informou que as pessoas se “encontram na reitoria, pressionando para que seja tomado algum posicionamento e uma proposta de solução efetiva do problema por parte da administração central. Sem suas demandas atendidas, decidiram por ocupar a reitoria”.
De acordo com a assessoria de comunicação da universidade, os servidores que cuidam da contabilidade e da finança também estão em greve, o que causou o atraso no depósito do subsídio, mas que o dinheiro deverá cair na conta dos estudantes nos próximos dois dias. Correntistas do Banco do Brasil devem receber nesta quarta-feira, e os que possuem conta em outro branco, na quinta-feira.
Continua depois da publicidade
Em nota de esclarecimento, a reitora da UFSC, Roselane Neckel, disse que os encaminhamentos para a efetuação do pagamento do auxílio estão sendo encaminhados.
Informa a reitora que “já havíamos solicitado ao Comando da Greve a reabertura do RU e o reestabelecimento dos serviços relacionados à segurança. Hoje (terça-feira) solicitamos também o reestabelecimento do funcionamento do Departaemtno de Contabilidade e Finanças (DCF/PROPLAN), considerando que se trata de pagamentos de subsídios aos estudantes com comprovada vulnerabilidade socioeconômica”.