A vivência de uma escavação arqueológica vai movimentar a manhã de sexta-feira no Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville (Masj). A partir das 9 horas, os alunos do sexto ano da Escola Básica Professora Jandira D?Ávila, do Aventureiro, se envolverão nesta atividade experimental.
Continua depois da publicidade
– A intenção é ensaiar uma experimentação no jardim do museu, onde foi construído um pequeno sambaqui experimental – conta a coordenadora do Masj, Roberta Meyer.
Com base na metodologia da Educação Patrimonial, os setores de Arqueologia, de Educação e de Conservação preparam a área para as crianças simularem algumas etapas da pesquisa arqueológica.
Diversos artefatos foram enterrados para serem escavados e interpretados pelos estudantes em uma atividade de duas horas, que será dividida em três etapas.
– Além de estimular a compreensão da preservação de um patrimônio e das etapas de um trabalho arqueológico, a experiência quer reforçar o entendimento da diversidade de ocupação do território de Joinville e da cultura material como fonte de conhecimento – explica a coordenadora.
Continua depois da publicidade
Esta é a primeira atividade do projeto. As escolas interessadas na prática poderão entrar em contato pelo 3433-0114, no setor de Educação do museu, para agendamento. Inicialmente, a atividade está sendo proposta para alunos do sexto ano, com 30 participantes, no máximo.