A emoção de estar diante de crianças e receber homenagens tão singelas levou Chiquinho às lágrimas na manhã desta terça-feira, no Lar de Idosos Bethânia, em Joinville.

Continua depois da publicidade

Chiquinho é um dos 46 moradores do lar que receberam o carinho de alunos do Centro de Educação Infantil (CEI) Espaço Encantado. Eles são vizinhos, no bairro Bucarein.

Confira outras notícias de Joinville no AN.com.br

– É excelente este contato das crianças com os idosos. Eles ficam alegres, lembram de netos, da própria infância e passam o dia todo conversando e comentando – disse a irmã Cirlei Frigo, que coordena as atividades no Lar Bethânia.

Continua depois da publicidade

Em uma das apresentações, os alunos do centro de educação apresentaram canções e objetos que eles mesmo produziram em sala de aula.

A cada fim de apresentação, abraços, flores e presentes se multiplicam entre idosos e crianças.

As 70 crianças frequentam as quatro turmas dos 1º e 2º períodos da educação infantil, ou seja, na faixa etária dos 4 a 5 anos. Entre as apresentações, as crianças fizeram um recital da poesia “Canção dos Tamanquinhos”, da escritora Cecília Meireles, e a apresentação da cantiga popular “Samba Lelê”.

– Eles aprendem a valorizar os mais velhos, aprendem a dar muito carinho à família. Plantamos essa sementinha desde cedo. É muito importante este contato – diz a professora Ana Rosa Gonzatto Neves.

Continua depois da publicidade

As visitas acontecem durante toda Semana Municipal do Idoso, mas os contatos permitem com que professores agendem visitas durante o ano todo.

Segundo a irmã, basta telefonar para o Lar, no 3422-5258, e agendar uma visita.

– Acho muito válido este compartilhamento de impressões e aprendizado com as pessoas mais velhas – diz a diretora do CEI Espaço Encantado, Solange Maria Furlan Ignácio.

Segundo ela, muitos alunos não possuem avós na família e a visita é também uma oportunidade para que elas possam interagir com os mais velhos.

Continua depois da publicidade