Com faixas pretas nos braços, acadêmicos e servidores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville recepcionaram cerca de 900 alunos de segundo e terceiro anos do ensino médio de escolas públicas e particulares da região durante esta quarta-feira (15). Segundo a universidade, o número de visitantes superou a expectativa da Direção de Extensão, organizadora da 6ª edição do evento Udesc de Portas Abertas (UPA).
Continua depois da publicidade
O UPA estava agendado desde o início do ano, com o objetivo de apresentar a instituição aos estudantes que se preparam para prestar vestibular. Mas, de acordo com a universidade, com a mobilização nacional realizada no mesmo dia, o evento ganhou uma importância ainda maior.
— A Udesc Joinville procurou fazer sua manifestação da forma mais coerente possível, mostrando que todo recurso investido na educação tem retorno. A universidade tem excelência em ensino, pesquisa e extensão, e os que nos visitaram hoje tiveram oportunidade de ver como a gente faz e faz bem. Acima de tudo, essa mobilização é pra mostrar que a educação é prioridade e deve ser respeitada — afirmou a diretora de extensão, Cinara Menegazzo.
Os visitantes foram guiados pelo campus, conhecendo projetos e laboratórios, e podendo ter contato com professores e acadêmicos de todos os departamentos.
Segundo Joelia Marta Alvez, professora do Colégio Energia – de Balneário Camboriú, que trouxe seus alunos para conhecer a instituição, o dia marcado por manifestações não poderia ser mais propício para o evento.
Continua depois da publicidade
— Foi bom os alunos presenciarem as manifestações e verem quanta pesquisa está acontecendo aqui dentro e como isso pode reverter pra sociedade — conclui.
Acompanhe ao vivo o andamento das manifestações em SC:
Leia mais:
Protestos contra cortes mobilizam alunos e professores em cidades de SC
Bloqueio de verbas promove "desmonte das universidades", diz reitor da UFSC
Unidades de ensino de Joinville aderem à paralisação nacional contra o corte de verbas