Emocionante, sensacional, incrível. Os adjetivos descrevem a experiência vivida por cinco estudantes do Senai de Jaraguá do Sul que acabaram de voltar de Denver, nos Estados Unidos, onde passaram por 15 dias de imersão. Os adolescentes de 17 anos foram selecionados entre os alunos do ensino médio articulado com educação profissional para participar do Programa Conexão Mundo – que pela primeira vez contemplou a unidade do município.
Continua depois da publicidade
Chayeen da Costa, que estuda química, conta que agora pensa e até sonha em inglês, comprovando que um dos objetivos do programa, aperfeiçoar o idioma, foi atingido.
– Voltamos muito mais seguros e à vontade para falar e nos expressar em inglês – confirma o colega Adriano Schwirkowsky Filho, aluno de informática.
Cada participante ficou na casa de uma família de americanos com interesses em comum – aluno de mecatrônica, Lucas Wellerson Hoch conta que o “pai adotivo” era engenheiro da construção civil, mesma área onde pretende atuar, por exemplo. Durante o dia, visitavam escolas de ensinos fundamental e médio e até universidades, e, à noite, o tempo era dedicado ao lazer com quem os hospedou – o que incluiu conhecer museus e assistir a jogos de hóquei. No roteiro ainda estavam visitas a uma fábrica de foguetes e a uma indústria de chás.
Continua depois da publicidade
>> Leia mais notícias da região do Vale do Itapocu
O Programa Conexão Mundo é um projeto encabeçado pelo Senai nacional em parceria com a US Brazil Connect. Na primeira fase, os alunos fazem curso a distância para aprimorar o inglês. Depois, alguns professores dos Estados Unidos passam um mês entre os brasileiros para um contato mais pessoal. Na última etapa, os participantes fazem a imersão, vivendo o cotidiano, conhecendo a cultura e costumes e visitando entidades. Apenas três cidades catarinenses foram selecionadas para enviar alunos: Jaraguá do Sul, Joinville e Blumenau, com 16 estudantes. Para este ano, o programa ainda não definiu quais cidades serão contempladas, mas o Senai de Jaraguá do Sul já fez inscrição para receber outra edição
Efeitos Colaterais
O principal objetivo do Programa Conexão Mundo é aumentar a proficiência em inglês, mas há um bom efeito colateral, o de abrir os horizontes dos jovens participantes.
– Eles pensavam em, depois de concluir o curso do Senai, talvez estudar em Florianópolis ou Joinville. Depois dessa experiência, eles percebem que o mundo é muito maior do que Santa Catarina e querem ir a outros países para aprender mais – destaca a coordenadora do programa em Jaraguá do Sul, Bruna Zapella.
Continua depois da publicidade
Aluno de mecatrônica, Guilherme Zuge tem na ponta da língua o próximo país a visitar: Canadá. Já a colega Gabriela Berns salienta que a Universidade de Denver recebe muitos estrangeiros e oferece bolsas e oportunidades de trabalhar dentro da instituição para pagar a mensalidade. Agora que sentiram o gosto e perderam o medo, eles não pretendem “estacionar” tão cedo.