Estudantes de pelo menos duas universidades em Santa Catarina terão que apresentar o comprovante da vacina contra a Covid-19 para voltar às aulas presenciais. Nesta terça-feira (01) a regra passou a valer com o início do ano letivo na Universidade de Fronteira Sul (UFFS) e foi aprovada na segunda (31) pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). As informações são do g1 SC.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Na UFFS, os estudantes e funcionários da universidade que não tomaram as duas doses da vacina terão que apresentar exames negativos para a Covid-19 a cada 72h.
Segundo o campus, que fica em Chapecó, no Oeste catarinense, as pessoas que possuam recomendação para não vacinar ou que pertençam a grupos de risco devem permanecer com atividades remotas de casa.
A universidade da Fronteira estabeleceu medidas como distanciamento, redução de número de carteiras em salas de aula, disponibilização de álcool gel nos ambientes e a higienização das superfícies a cada intervalo de aula. “Teremos um canal de denúncia a casos de descumprimento das normas, o que poderá resultar em processos disciplinares para aqueles que descumprirem as orientações institucionais”, informou em nota.
No IFSC, as aulas começam no dia 21 de março. A volta com 100% da comunidade presencial no campus de Florianópolis, que estava programada para ocorrer em 31 de janeiro, foi adiada por conta da pandemia. Apesar da aprovação da exigência da vacina para os estudantes pelo Conselho Superior do Instituto, a medida ainda não está valendo. Um grupo de trabalho será formado nos próximos dias para definir as regras e eventuais penalidades em caso de descumprimento da norma.
Continua depois da publicidade
Uma reunião está marcada para 21 de fevereiro, quando a decisão será reavaliada. A obrigatoriedade já vale para os demais funcionários e quadro docente da instituição, que já permite que até 80% da comunidade acadêmica estude de forma presencial.
Leia também
Cidade de SC aplica multa de R$ 500 para quem andar sem máscara na rua
Preço de estojo pode variar até R$ 70 em lojas de material escolar em Florianópolis; veja lista
Pagamento do IPVA em até 12 vezes no cartão é lei em SC, mas ainda não saiu do papel