Joinville recebe esta semana a 15ª Feira Estadual de Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, que expõe trabalhos de estudantes de todo Estado de ensino fundamental, médio e profissionalizante no Expocentro Edmundo Doubrawa, ao lado do Centreventos. O evento se estende até quinta-feira (5) e será encerrado com a premiação dos três melhores projetos de cada categoria.

Continua depois da publicidade

Clique para receber notícias de Joinville e região no WhatsApp

Já na entrada, um planetário inflável montado por estudantes e voluntários da Udesc de Joinville chama a atenção. Dedicado para todos os públicos, o professor Carlos Raphael Rocha explica que a experiência é dividida em duas sessões, onde o público tem a possibilidade de assistir as chamadas “aventura no sistema solar” e “medindo o céu”.

Do lado de dentro, os expectadores têm a possibilidade de ver galáxias, nuvens cósmicas e planetas que são projetadas no teto do domo, tornando o ambiente bastante colorido. Segundo Carlos Raphael, que também coordena o projeto chamado Com Ciência, as pessoas deitam no espaço e fazem até uma espécie de viagem espiritual “curtindo a psicodelia que o planetário proporciona”.

— Tem muitas simulações e fotos tiradas pelo telescópio Hubble, em que o vídeo vai passando e mostrando cada uma delas. Também usamos o aplicativo stellarium. Nele, conseguimos ver o céu em tempo real, dá pra selecionar a localização, data horário, a atmosfera… Consegue ver planeta por planeta, dar zoom e vê-los de perto. É bem legal, tem no computador e no celular e é gratuito — explica Gabriel Correa dos Santos, de 21 anos, voluntário do projeto.

Continua depois da publicidade

Irrigador de plantas automatizado

Pensando em auxiliar o avô Romeu a economizar água durante a regagem da horta, o jovem Heitor Rauber Scussiato, de 15 anos, criou um irrigador de plantas automatizado, que possibilita monitorar por vídeo qual planta deve ser regada, a quantidade de água que está sendo depositada, além da umidade do solo. O aluno estuda no 9° ano da Escola Zélia Scharf, de Chapecó, e começou o trabalho em março e foi aprimorando aos poucos para expôr na feira.

A estrutura, conta, foi toda montada em cano de PVC, alumínio, fita, cola e solda pra segurar os lacres. Já nos componentes eletrônicos, que dão movimento ao mecanismo, tem fios, placas, motores, uma bomba de água, sensores e uma câmera para fazer o monitoramento, além do celular antigo cedido pelo avô, que serve como controle remoto.

— A ideia surgiu porque, lá perto de casa, mora o meu avô que tem hortas e ele usa aspersores para fazer a irrigação e às vezes pode sair água a mais, que é desperdiçada. Dessa forma [com o irrigador automatizado], você coloca só o que precisa, não desperdiçando água. Já que, segundo um estudo da ONU, 70% da água utilizada no mundo é na agricultura, então qualquer coisa que resolva o desperdício já vai ser de grande ajuda ao meio ambiente — destaca o estudante.

Continua depois da publicidade

O avô Romeu, segundo ele, aprovou e adorou o projeto. O objetivo agora é ir aprimorando cada vez mais e, mais pra frente, com auxílio de inteligência artificial, deixar o item ainda mais tecnológico e produzi-lo em maior escala.

— Também, fazer uma hortinha na escola e incentivas as crianças a aprender a cuidar das plantinhas — diz.

Projeto une ciências, matemática, sustentabilidade e solidariedade

O projeto “Matemática perfumada, descobrindo a essência dos números”, das estudantes do 4° ano da escola municipal Lauro Carneiro Loyola, da zona Sul de Joinville, une ciências, matemática, sustentabilidade e solidariedade. Isso porque, com a criação e venda de velas aromatizadas, Aiska Thereza, 10, e Bianca de Oliveira, 10, além de aprenderem as disciplinas, ainda juntaram dinheiro para que a turma consiga fazer uma viagem no final do ano.

Aiska conta que tudo começou na aula de ciências, quando os estudantes apreendiam sobre misturas homogêneas e heterogêneas. Para calcular a quantidade de cada item utilizado na mistura e também o preço, no entanto, tiveram também de contar com auxílio operações matemáticas. No meio do caminho, professores e estudantes descobriram que a iniciativa ia muito além das disciplinas.

Continua depois da publicidade

— Nós usamos a cera de côco porque ela é biodegradável, não solta fumaça tóxica e não faz mal para a nossa saúde — aponta Bianca.

Após a confecção, as velas foram vendidas na festa da família que aconteceu na escola em que estudam no mês de setembro, ao custo de R$ 5. Para o custeio dos materiais, cada estudante contribuiu com R$ 10 e, agora, o valor arrecadado será devolvido a essas crianças, principalmente às mais carentes, para que possam viajar para um parque em Timbó no final do ano letivo.

Além disso, os jovens vão montar uma cesta básica para levar em um lar de idosos.

— Nesse projeto aprendemos várias coisas: sobre misturas homogêneas e heterogêneas, sobre algumas operações de multiplicação e divisão, mas também sobre solidariedade — acrescenta Aiska.

Ciência, tecnologia e inovação

A feira de ciências, organizada pela Secretaria de Estado da Educação (SED), tem como tema, neste ano, “Ciência e Tecnologia: Possibilidades de Bem Viver”. O evento permite que crianças e adolescentes troquem experiências e se aprofundem nas pesquisas dos colegas.

Continua depois da publicidade

Entre terça-feira (3) e quarta-feira, diversos estudantes, professores e demais público passaram pelo local. Os trabalhos envolvem diversas áreas do contexto pedagógico, contribuindo para o desenvolvimento de diferentes âmbitos, como a criatividade, o raciocínio lógico e a capacidade de pesquisa e autonomia intelectual do estudante.

Os projetos foram selecionados através de etapas escolares e regionais, e a lista dos que estão participando pode ser consultada no site da Feira Estadual.

Leia também

Apaixonado pela Marvel, joinvilense recria armadura real do Homem de Ferro: “As crianças amam”

Raro “morcego brasileiro” descoberto em Joinville reaparece após mais de 100 anos

Funcionário de escola é demitido após denúncia de assédio sexual contra aluna em SC

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC

Continua depois da publicidade