Dois grupos de joinvilenses se preparam para participar da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que ocorre de 13 a 22 de junho de 2012, no Rio de Janeiro.
Continua depois da publicidade
De um lado, o prefeito Carlito Merss e o presidente da Fundema, Eli Voltolini, que falarão para os 173 líderes de Estados que estarão reunidos para discutir sobre meio ambiente. De outro, estudantes de uma escola pública no Paranaguamirim pretendem deixar suas mensagens na história do evento.
Desde o começo do ano, os alunos do 1º ao 9º ano da Escola Ada Sant?Ana da Silveira, no Paranaguamirim, estão envolvidos em atividades sobre o evento com apoio de todos os professores da escola.
Dois projetos devem viajar até a cidade maravilhosa para ganhar os olhos do mundo. Um deles é um painel de 100 m² pintado pelos próprios alunos com a ajuda dos artistas Paulo Lindner e Ana Beatriz Raposo.
Continua depois da publicidade
Os alunos primeiro fizeram desenhos em papel sulfite e depois transferiram para papel Kraft. Agora, eles serão transformados em pinturas em lona de caminhão. As releituras feitas a partir das obras de Lindner serão ampliadas. No centro do painel, ficará uma “Oração da Mata”, escrita por Ana Beatriz.
A diretora da escola, Sílvia Soares Nunes, destaca que as tintas foram conseguidas com a ajuda do comércio local.
– Todos fizeram doações -, diz.
As colegas Gabriela Cagnin e Carolina Fagundes Marcelino estão felizes com o trabalho.
– Foi um lazer aprender coisas importantes e como mudar o futuro -, diz Gabriela.
O painel ficará exposto na Cúpula dos Povos durante a Rio+20.
LEIA MAIS: