Um grupo de estudantes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) de Joinville desenvolveu um barco movido a energia solar para a disputa de uma competição contra equipes do Brasil inteiro, sediada em Niterói, no Rio de Janeiro, na próxima semana.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Montada em 2011, a equipe joinvilense Hurakan é formada por 17 alunos dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica. Os estudantes irão competir na prova Desafio Solar Brasil, que tem como objetivo popularizar o esporte marítimo e estimular aplicações das fontes alternativas de energia.
Conforme explica Clara Butzke de Barba, líder da mecânica, a equipe, que já foi campeã em 2016 e 2017, está preparada para disputar o torneio.
Continua depois da publicidade
— O principal intuito dessa competição é a questão energética, já que depois que é iniciada, a única forma de recarregar as baterias que fazem o barco funcionar é por meio da energia solar. Esse ano voltamos para competir de novo após a pandemia — disse.

O barco “Fênix”
A embarcação, do tipo catamarã, construída pelos estudantes possui dois metros de largura por seis metros de comprimento, quatro placas solares e duas bananas interligadas por vigas de sustentação.
Nomeado Fênix, o barco tem as placas solares ligadas a um controlador de carga de energia solar, e este é conectado a um sistema de quatro baterias.
— Como nosso motor é elétrico, é necessário um conversor de potência para conseguirmos controlar a potência que irá ser fornecida ao motor, e consequentemente ao sistema de transmissão e hélice — explica Clara.
Continua depois da publicidade
Já o piloto fica em uma das bananas, e possui um painel onde controla o conversor de potência e todos os sistemas auxiliares do barco, como as bombas, rádio, entre outros.

Desafio Solar Brasil
A competição é um projeto de extensão universitária desenvolvido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e acontece anualmente, em diversas cidades do país. Em 2023, será de 31 de julho a 6 de agosto.
Os desafios consistem em diversas etapas: prova curta, prova média, prova longa, prova de slalom e prova de sprint. Durante os percursos, os competidores devem atravessar obstáculos, atingir a maior velocidade possível, e alcançar a melhor colocação nas corridas.
Além disso, há uma prova de natação, obrigatória a todos os pilotos.
*Sob supervisão de Lucas Paraizo
Leia também
Joinville é a cidade do Brasil com mais mortes por dengue em 2023
JEC anuncia pacote de reforços e busca elenco jovem para disputar vaga na Copa do Brasil