Nesta sexta-feira, estudantes de Ensino Médio de Joinville chegaram à Universidade Federal de Itajubá, em Minas Gerais, com várias missões, mas uma delas é de grande responsabilidade: repetir o triunfo da cidade na competição nacional de drones do Projeto Fórmula Drone, conquistado já na primeira participação de uma escola joinvilense na disputa. Em 2018, as equipes Ases do Sul, do Senai Sul; e Blue Bird North, do Senai Norte, ficaram com o primeiro e o segundo lugar, respectivamente, em um campeonato que contou com 39 equipes de escolas técnicas de ensino médio do Brasil.

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O participantes são adolescentes do 3º ano do Ensino Técnico em nível Médio das duas unidades do Sesi/Senai de Joinville que, desde março, dedicaram todas as tardes de sexta-feira para desenvolver modelos de veículos aéreos não tripulados que sejam capazes de cumprir missões básicas como decolar e se deslocar verticalmente de maneira estabilizada e tarefas mais complexas, como medição de alvo, alijamento de um objeto em um alvo e passagem por espaços de diferentes tamanhos e formas.

— Começamos estudando o que é um drone, como ele funciona, entendendo o funcionamento das peças e a eletrônica dele. Todos precisaram entender sobre o drone e sobre a competição, porque no dia, se ocorrer um problema, todo mundo tem que saber mexer nele — explica o estudante Giovanni Mikhael Gonzalez Bergamo, 17 anos, que capitaneia o Blue Bird North.

O fato de terem o conhecimento prévio das equipes que participaram da competição no ano passado auxiliou os grupos deste ano a não precisarem partir do zero na concepção das aeronaves. Com isso, puderam desenvolver modelos melhores e mais avançados.

Ter duas equipes de escolas da mesma instituição de ensino da cidade participando também garantiu a troca de informações, assim como a multiplicidade de conhecimentos dos diferentes cursos: alunos de mecânica, automação, informática e moda se uniram para que cada um utilizasse conceitos de suas áreas de formação técnica para colaborar na competição, da modelagem de peças à apresentação do projeto.

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O estudante de engenharia mecânica Orides Marques Filho, que atua como estagiário dos projetos acadêmicos da instituição, colaborou como orientador no processo de pesquisa. Segundo ele, esta parceria também coloca as equipes de Joinville à frente de escolas de outras cidades que não oferecem tanta atenção e suporte ao projeto.

— Houve muita entrega dos alunos, mas a instituição não os deixa caminharem sozinhos. Nós orientamos, mostramos onde buscar recursos, com a noção de que tudo isso é um investimento em tecnologia também — avalia o universitário.

A competição do Projeto Fórmula Drone vai até o fim da tarde de domingo, 4 de agosto. Neste ano, serão 41 equipes de 36 escolas técnicas, de 10 estados brasileiros e do Distrito Federal. O Projeto Fórmula Drone é organizado pela Sociedade Brasileira da Tecnologia da Mobilidade (Sae Brasil) desde 2017.