Cada pessoa tem uma maneira própria de interpretação. Com base neste fato, o estudante Vitor Emanuel Bento, de 13 anos, produziu um quadro inspirado no trabalho do artista plástico Romero Britto. O adolescente é um dos 600 alunos do pré ao 9º ano, da escola Antônio Estanislau Ayroso, no bairro Jaraguá 99, que realizou uma releitura de trabalho de renomados artistas plásticos brasileiros.
Continua depois da publicidade
Além de Romero, os artistas Luciano Martins, Cristina Bottallo, Gustavo Rosa e Aldemir Martins serviram de inspiração para os estudantes. Vitor admite que não foi fácil recriar o trabalho do pintor com seu próprio estilo, mas sem fugir do tema original. Porém, pequenos detalhes dos quadros do pintor ajudou o estudante a produzir sua tela.
– Os quadros dele (Romero Britto) trazem alegria, paz, cor, formas e texturas variadas. Reconhecendo esses detalhes ficou mais fácil – constata.
A professora da disciplina de arte, Regina Schelbauer, explica que a atividade começou a ser desenvolvida no começo do ano letivo, mas a ideia de colocar a teoria em prática, permitindo que os estudantes pudessem realizar seus próprios quadros surgiu no ano passado.
Continua depois da publicidade
– Os estudantes puderam buscar uma inspiração para uma produção individual. Na aula de artes fizemos trabalhos usando a técnica tinta acrílica sobre tela – reforça.
Os trabalhos desses artistas ultrapassaram as telas e foram usadas por professores de outras disciplinas. Entre as atividades multidisciplinares estavam a tradução da ficha técnica das obras para o inglês, uma linha do tempo da vida dos artistas nas aulas de história, circunferências na disciplina de matemática e as diferentes paisagens do continente americano no conteúdo de geografia (por causa do fato de Romero Britto ser radicado em Miami, nos EUA).
– Foi um trabalho de muita dedicação e a primeira vez que realizamos este tipo de atividade na escola. Acredito que desta forma conquistamos a credibilidade junto a comunidade – destaca a diretora Josiane Zaleski.
Continua depois da publicidade
Os trabalhos continuam expostos nos corredores e salas de aula da unidade escolar. Porém, o período de visitação terminou no último sábado.