Oitenta e um alunos da rede municipal se formaram pelo projeto Bombeiro Mirim. Na Escola Adotiva Liberato Valentim, na Costeira do Pirajubaé, 38 estudantes finalizaram o curso, e na Escola Desdobrada José Jacinto Cardoso, na Serrinha, foram 43.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias sobre Educação da Grande Florianópolis

A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Educação de Florianópolis e o 1º Batalhão de Bombeiros Militar. A formação tem carga horária de 35 horas e foi iniciada em julho de 2015. As turmas são coordenadas pelo tenente Bruno Azevedo Lisboa.

Participaram do processo Charles Schnorr, coordenador de prevenção da Secretaria de Educação da Capital e Luciana Souza, professora e bombeiro comunitária.

Continua depois da publicidade

Nas aulas os alunos aprendem sobre segurança doméstica e emergências cotidianas. Conhecem mais acerca do atendimento de primeiros socorros, elementos constitutivos do fogo, riscos e comportamentos no meio aquático, ações preventivas relativas à proteção civil e ao trânsito, assim como, a forma correta de acionar sistemas de emergência, como o Corpo de Bombeiros (193), Polícia Militar (190) Policia Militar Rodoviária (198), SAMU (152) , Guarda Municipal (153) e Defesa Civil (199).

Os estudantes também eram aconselhados, em casos de emergência, chamar um adulto para acionar os profissionais qualificados. As aulas tinham 60 minutos de duração e eram realizadas às terças-feiras.