Alunos do Núcleo de Cinema da Escola Municipal Maria Tomázia Coelho, no Santinho, produziram cinco filmes de curta-metragem para conhecer e compreender um pouco mais a importância e as consequências do consumo na sociedade.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias de Educação da Grande Florianópolis

Os alunos participantes, orientados pelos professores Cláudia de Souza da Natividade Vieira e Luiz de Vasconcellos Ferreira, formaram cinco equipes de trabalho com o objetivo de realizar, cada uma delas, um filme com base no tema “O jovem e o consumo”.

A partir daí, planejaram cada produção, desde a concepção dos argumentos até a edição final. Foram seis meses de intenso aprendizado, cujo resultado será mostrado nesta quinta-feira, dia 3, às 20 horas, no auditório da escola.

Continua depois da publicidade

Os internautas também poderão apreciar os trabalhos pelo mundo virtual, a partir de sexta-feira, nos endereços do Núcleo de Cinema e na página da escola no Facebook.

Conheça um pouco sobre cada filme

Conversando sobre o consumo (4? 36″) é um documentário em que várias pessoas, muitas delas das mesmas famílias, conversam sobre seus hábitos de consumo.

Economistas x consumistas (2? 50″) é uma ficção que retrata dois grupos de amigas, um deles formado por compradoras compulsivas e outro por aquelas que conseguem planejar seu consumo.

Continua depois da publicidade

Jornal do Consumo (3? 40″) é um telejornal cujo principal objetivo é debater temas relativos ao consumo. Nesta matéria a investigação é sobre a influência da TV no consumo.

Obsolescência programada (10? 31″) é um documentário sobre uma das principais estratégias das empresas para intensificar as vendas e a produção. No filme são entrevistados jovens, técnicos em manutenção, professores universitários e um educador ambiental.

Desenhando minha vida de consumista (3? 14″) é um filme autobiográfico no qual duas jovens contam histórias relacionadas ao consumo por meio de desenhos feitos à mão.

Continua depois da publicidade