Sessenta alunos da Escola Municipal Waldemar Schmitz fizeram a diferença para a ONG Casa da Amizade, de Jaraguá do Sul. Incentivados pela professora Nilva Koch, os alunos, que estavam na 5ª série, juntaram 100 litros de pet com lacres de alumínio durante o ano passado e trocaram por uma cadeira de rodas.

Continua depois da publicidade

Há 30 anos, a Casa tem um banco de cadeiras de rodas e de muletas que são alugadas ou emprestadas paras as pessoas necessitadas. Com a ajuda da Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas (Oase) de Jaraguá do Sul, a Escola Waldemar Schmitz conseguiu trocar os lacres dos alunos e das voluntárias da Oase por duas cadeiras de rodas. Os lacres foram enviados a uma empresa de usinagem de Joinville, por intermédio do Rotary Club.

>>> Leia mais notícias sobre Jaraguá do Sul e região

– A iniciativa começou com a produção de um texto para a Olimpíada de Língua Portuguesa, no ano passado. Os alunos, que hoje estão no 6º ano, juntaram os lacres e estão servindo de inspiração para toda a escola – explicou a diretora Jeane Danielly Miskievicz.

Continua depois da publicidade

A partir deste ano, a escola elaborou uma gincana com atividades educacionais e com a captação de lixo reciclado. O valor da venda do material será destinado a melhorias na instituição, como foi o caso da reforma da biblioteca em abril. E os lacres, que valem 200 pontos na gincana, serão trocados por mais cadeiras de rodas.

– Eles têm um incentivo, que é a gincana, mas também ensinamos que estarão ajudando o próximo – destaca Jeane.

A voluntária da Casa da Amizade, Zely de Sales, revela que fica emocionada toda vez que recebem uma cadeira de rodas. A cadeira doada pelos alunos será destinada a uma senhora que está bastante debilitada.

Continua depois da publicidade