Uma proposta do governo federal tem preocupado concurseiros do Vale do Itajaí. Os ministros do Planejamento, Orçamento e Gestão, Nelson Barbosa, e da Fazenda, Joaquim Levy, apresentaram medidas adicionais para reduzir gastos, recompor receitas e melhorar o resultado primário dos cofres públicos em 2016. Entre as resoluções está a suspensão de concursos públicos para os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, que implicaria em uma economia estimada em R$ 1,5 bilhão.
Continua depois da publicidade
Para ser implementado o corte precisa primeiro ser inserido no projeto de lei que define o Orçamento de 2016, atualmente em discussão no Congresso. Apesar do receio em relação ao possível congelamento das provas, quem passou meses estudando diz que a atitude mais sábia é dar continuidade aos planos.
É o caso de Diogo Vruck, 26 anos, que há um ano e meio se prepara para o concurso de delegado de polícia. Formado em Direito pela Furb, ele conta que em princípio utilizou um método de estudo com base nas questões aplicadas na prova do ano passado. Depois de saber que talvez tenha que adiar os planos por um tempo, decidiu mudar a estratégia:
– Adotei um método no longo prazo, pra que quando a situação mude eu esteja preparado. Quando me formei a pretensão era prestar esse concurso, então é claro que desanima. Inclusive acho que vai ter muita gente deixando de estudar, mas eu decidi focar no futuro – explica.
O servidor público Rodolfo Azevedo do Nascimento, 33 anos, acredita que a eventual suspensão não deve durar mais de um ano. No entanto, comenta que ficou surpreso com a proposta:
Continua depois da publicidade
– Não imaginei que os cortes atingiriam os concursos públicos, pela importância do bom funcionamento dos órgãos públicos. Pretendo continuar, porque o intuito é estudar até passar, e, quando findar a suspensão, estarei mais preparado do que os concorrentes.
Diretor pedagógico da Acesso Educação, de Blumenau, Edson Felipe Grillo concorda e reforça a importância de manter o otimismo no período de crise:
– Este é o momento de começar a estudar. Tirando a redação, todos os concursos pedem basicamente as mesmas matérias, então vai ser um ganho no longo prazo. Acredito que em dois anos iremos restabelecer a economia, será a época de estar pronto para o concurso. Se o aluno começar agora, lá na frente vai ter uma base adequada para o processo de qualificação – defende.
:: Tire suas dúvidas
A possível suspensão dos concursos abrangerá a quais situações?
A suspensão abrangerá o quantitativo de cargos previstos no Projeto de Lei Orçamentária (Ploa) de 2016.
Continua depois da publicidade
Como ficará a situação dos concursos autorizados em 2015 com editais previstos?
Os concursos já autorizados estão mantidos.
Haverá interrupção de nomeações em 2016 de concursos realizados em períodos anteriores?
As nomeações, dentro do número de vagas, estão mantidas e asseguradas dentro do prazo de validade final dos concursos.
Como ficará a situação dos concursos já homologados e que aguardam autorização para nomeação?
As autorizações para nomeações dentro do número de vagas previstas no edital estão mantidas e asseguradas dentro do prazo de validade final dos concursos.
Como ficará a análise dos pedidos dos órgãos para a realização dos concursos? Esta análise será interrompida?
De acordo com o fluxo estabelecido pelo Decreto nº 6.944/2009, os órgãos do Executivo Federal encaminham ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), até 31 de maio de cada ano, a solicitação para realização de novos concursos públicos. Diante disso, novas solicitações somente serão analisadas no primeiro semestre de 2016, para autorização somente em 2017. As solicitações enviadas para realização de concurso no exercício de 2016 ficam suspensas.
Continua depois da publicidade
Existe uma relação dos concursos previstos para 2016 que estão suspensos?
Não existe relação de concursos previstos no Ploa 2016.
Sem novos concursos, como a administração irá se adaptar?
O governo federal está fazendo um esforço fiscal e todas as áreas devem se adaptar às novas realidades, a fim de garantir a eficiência da gestão pública.
Os concursos das empresas estatais estarão também suspensos?
Não. O esforço fiscal previsto não engloba as empresas estatais.
Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão