Estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) protestam contra cortes de verba federal da educação no fim da tarde desta terça-feira (18). A manifestação é organizada pelo Diretório Central dos Estudantes e bloqueia ruas do Centro de Florianópolis.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
A manifestação começou pela Avenida Mauro Ramos, que registrava lentidão às 19h10min. Depois passa pela Avenida Hercílio Luz e pela rua José Jacques, para seguie até a Catedral, onde o ato será finalizado.
Bloqueios de verbas
Em 5 de outubro, o Ministério da Educação anunciou bloqueio de verbas, que tirariam da UFSC e do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) mais de R$ 5 milhões do orçamento. Dois dias depois, o ministro da Educação, Victor Godoy, recuou da decisão e publicou um vídeo, onde disse que as universidades, institutos federais e a Capes teriam os recursos desbloqueados.
Apesar do desbloqueio, a UFSC disse que as manifestações são motivadas por “sucessivos cortes orçamentários impostos ao coletivo das Universidades e dos Institutos Federais”. Conforme a instituição, a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2022, aprovada pelo Congresso Nacional permitiu que o orçamento fosse diminuído para ser redirecionado para outras áreas.
Continua depois da publicidade
A universidade mencionou o corte de R$ 12,6 milhões aplicado em junho de 2022, e afirmou que o bloqueio compromete a manutenção das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Segundo a UFSC, o déficit a instituição pode ser irreversível em 2023.
O que diz a UFSC
A reitoria da UFSC anunciou os protestos feitos nessa terça-feira (18) e convocou para uma reunião extraordinária do Conselho Universitário na sexta feira (21), às 14h. O intituito, segundo a instituição, seria avaliar o momento institucional.