Treze estudantes de oceanografia da Universidade Federal de Santa Catarina embarcam nesta segunda-feira (10) em uma expedição de estudos no Navio Ciências do Mar 1. Os alunos vão ter uma experiência embarcada de cinco dias para colocar em prática procedimentos de coleta e de análise laboratorial em alto-mar. Serão feitos testes de físicos e químicos com água coletada de até 100 metros de profundidade – uma oportunidade inédita para a maioria dos graduandos, que normalmente fazem experimentos apenas com amostras da costa.

Continua depois da publicidade

Nos cinco dias, o navio, que parte de Itajaí, vai navegar pela plataforma continental de Santa Catarina a até 80 quilômetros de distância da costa. Serão feitas atividades como a análise de plânctons, estudos meteorológicos, registro de avistamento de megafauna (baleias, golfinhos, grandes peixes e aves) e análise de recursos pesqueiros.

O Ciências do Mar 1 tem 32 metros de cumprimento e dispõe de dois laboratórios e equipamentos de análise. Alguns instrumentos de testes e reagentes serão fornecidos pela UFSC ou foram adquiridos com recursos dos próprios professores e alunos participantes.

Além dos 13 estudantes de graduação, dois professores e dois pós graduandos participarão da viagem. O professor Leonardo Rörig está desde domingo (10) na embarcação para preparar os laboratórios e acertar detalhes desta primeira viagem.

– A ideia é que a partir do ano que vem os embarques sejam semestrais e que todos os alunos consigam ter a experiência. Os procedimentos são fundamentais para os alunos, e são temas que inclusive são estratégicos para a ciência e para o país. O país precisa conhecer a sua costa, para saber o que ela pode oferecer – disse Rörig.

Continua depois da publicidade

Este será o primeiro embarque de uma universidade catarinense no Navio Ciências do Mar 1. A embarcação foi construída com recursos do Ministério da Educação (Mec) para que estudantes dos Estados do Sul do Brasil possam fazer estudos oceanográficos. O navio é de responsabilidade da Universidade Federal do Rio Grande (Furg). Nas próximas semanas, estudantes de Oceanografia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) também farão uma expedição de estudos com o navio.

O navio é equipado com receptores instalados no fundo do casco, cinco guinchos e um guindaste, de capacidades diferentes, usados para lançar e recolher coletores de amostras e efetuar operações de pesca. Possui camarotes com capacidade total para o pernoite de 18 alunos e professores, além de acomodações para oito tripulantes.

Leia também:

Vestibular da UFSC tem abstenção de 21,6% no segundo dia de provas

UFSC abre concurso público com 66 vagas para área administrativa

Veleiro ECO, da UFSC, vai parar na praia em Jurerê Internacional