Os estudantes das instituições federais de ensino terão de se contentar com período de férias mais curto no fim do ano. O ano letivo de 2012 só terminará em fevereiro de 2013. Segunda, no campus da UFSC em Joinville, os alunos retomavam a rotina depois dos dias parados por causa da paralisação.
Continua depois da publicidade
Os professores aderiram ao movimento nacional de greve do funcionalismo público federal em 11 de julho, período em que os alunos estavam de férias. As aulas do segundo semestre, que começariam em 8 de agosto, iniciaram segunda-feira. As quatro semanas sem aula serão recuperadas em dezembro e fevereiro do ano que vem.
No calendário antigo, as aulas terminavam em 8 de dezembro. Com as mudanças, os alunos terão aulas até 22 de dezembro, voltando em fevereiro para completar o ano letivo. O diretor acadêmico Álvaro Lezana garante que com esse remanejo de datas os 100 dias letivos de 2012 serão cumpridos.
Os alunos não gostaram das mudanças, mas ficaram satisfeitos em recuperar as aulas. O aluno Ygor Fialho, 20, ficou preocupado com algumas aulas que terá de perder no período de férias, pois já havia programado uma viagem.
Continua depois da publicidade
Os estudantes que dependem de aluguel e de famílias que moram distante foram os mais prejudicados na avaliação do aluno Jonas Berner, 20.
– Eu consegui dar um jeito porque meus pais moram em Jaraguá do Sul. Os calouros também ficaram perdidos para alugar apartamento sem saber quando as aulas seriam retomadas -, completou.
No Instituto Federal Catarinense (IFC) de Araquari, as aulas também iniciaram segunda-feira. O calendário letivo de 2012 segue o mesmo parâmetro da UFSC. As aulas se estenderão até 21 de dezembro e serão retomadas no dia 4 de fevereiro.
Continua depois da publicidade
O encerramento do segundo semestre de 2012 será no dia 22 de fevereiro. Apenas os alunos do terceiro ano do ensino médio terão um calendário diferente, pois precisam terminar o ano letivo antes da temporada dos vestibulares.
O Instituto Federal de Santa Cataria (IF-SC) ainda não definiu o cronograma e a data para retomar as aulas.