A estudante que ficou conhecida por registrar em um blog o que era oferecido na cantina de sua escola em Argyll, na Escócia, vai para a África mês que vem. Martha Payne foi a inspiração da aluna Isadora Faber, que tem feito sucesso nas redes sociais, por denunciar problemas na estrutura de sua escola em Florianópolis.

Continua depois da publicidade

O engajamento da garota do Reino Unido não se limita ao blog, que tem mais de 7,8 milhões de acessos. Martha aproveitou a popularidade conquistada na rede para ajudar a campanha Mary´s Meal, que fornece refeições a colégios carentes da África.

No dia 28 de setembro, a família Payne desembarca em Malawi, no continente africano, e vai acompanhar de perto, por duas semanas, como serão aplicados as quase 114 mil libras (aproximadamente R$ 368 mil) arrecadadas pela blogueira do Never Seconds (Nunca Repetir o Prato, em tradução livre).

O pai, Dave, relata que tudo começou com as reclamações em relação à comida da escola.

Continua depois da publicidade

– Ela dizia que ficava com fome na escola e queria escrever sobre isso. Eu propus que ela escrevesse no blog – conta o pai.

A escola autorizou que a aluna tirasse fotos das refeições, sob o compromisso da família de monitorar a conta na rede. No início, Dave pensou que seria uma maneira de incentivar a garota a escrever, com postagens que seriam acompanhadas apenas pelo tio ou o avô de Martha.

Conforme os dias foram passando, os acessos ultrapassaram as centenas de milhares e adquiriram uma proporção que a família não calculava. Os professores foram proibidos pelo conselho escolar da região de comentar o assunto em sala. Em junho, Martha foi proibida de tirar novas fotos.

Continua depois da publicidade

O pai expõe que a decisão ocorreu após ser dada uma conotação negativa para uma manchete de jornal, que mencionou as cozinheiras da escola. O difícil, segundo Dave, foi fazer a garota de nove anos entender a determinação do colégio.

– Martha não tem controle sobre o que é publicado nos jornais. Foi bem complicado explicar que os adultos ficaram em uma situação embaraçosa e, por isso, podem não ter tomado uma decisão certa. Pessoas do mundo inteiro reclamaram e se preocuparam porque as crianças não podem ser silenciadas – relata.

Agora, leitores de todo o globo mandam fotos e comentários do que recebem de merenda. Mas, a rotina da aluna criadora do blog, e que gosta de esportes, de ler e de brincar, está longe de ser comum.

Continua depois da publicidade

Por influência do avô, que promove obras de caridade, ela quer seguir nas atividades beneficentes e está muito ansiosa para viajar à África. Dave não se arrepende de ter encorajado a filha a fazer as publicações.

– Foi um aprendizado. Ela aprendeu que, se quiser escrever sobre alguma coisa, isso vai depender só dela mesma – ressalta.