Um estudante do Senai de São Bento do Sul vai participar de um torneio internacional de educação profissional na Rússia. O WorldSkills Competition acontece de 22 a 27 de agosto na cidade de Kazan. Allan Scholze estuda na cidade do Planalto Norte do Estado, mas fez toda a preparação para a competição no centro de treinamento em Joinville.

Continua depois da publicidade

O torneio, que envolve estudantes de profissões técnicas de todo o planeta, avalia conhecimentos, habilidades e atitudes, aspectos essenciais para desenvolvimento das competências profissionais.

Allan treina desde janeiro em Joinville. Durante este período já esteve na Alemanha, onde participou de treinamentos para aprimorar suas habilidades e participar de prova de simulação com outros estudantes. Além do curso Técnico em Eletromecânica, ele também fez no Senai os cursos de mecânica em usinagem, mecânica de manutenção e especialização em CNC. Allan irá competir na modalidade Fresagem CNC durante o WorldSkills.

— A cada dia treino para melhorar meu desempenho, inovando nas formas de realizar os desafios propostos. Aqui em Joinville temos toda a infraestrutura e o suporte que precisamos para a preparação. Apesar da pressão nas provas, consigo manter-me focado na atividade a ser desenvolvida —destaca.

Catarinenses na competição

Santa Catarina terá nove competidores na WorldSkills 2019, sendo sete estudantes do Senai e dois do Senac. Além de Allan, o Senai terá Eduardo Hermann (Administração de Sistemas de Redes), Gabriele Raiser (Vitrinismo) e Gabriel Ribeiro (Soluções de Software) de Blumenau; Gabriel Hoffmann (Manutenção de Aeronaves), de Palhoça, e Jean Carlos Novak (Cyber Segurança) e Raissa Marcon Constante (Cyber Segurança) de Florianópolis.

Continua depois da publicidade

As duas estudantes do Senac são Isadora Berti Guedes Pereira (Tubarão) competirá em Estética e Bem-estar e Jéssica Cristina de Campos (Rio do Sul), em Floricultura.

O caminho até a vaga no torneio

Para chegar ao mundial, os alunos passaram pelas etapas escolar, estadual e nacional. Representante brasileiro da WorldSkills, o Senai realizou provas seletivas para 44 ocupações, sendo que Santa Catarina participou de 25 e conquistou as vagas no mundial em seis delas, pois na Cyber Segurança a disputa é em dupla.

Durante as seletivas, da mesma forma que no mundial, os estudantes tiveram que realizar tarefas relacionadas a cada profissão, o que incluiu planejamento e confecção de produtos, páginas de internet (incluindo design e programação), criação e confecção de roupas ou execução de serviços como reparos em veículos e aeronaves e instalações elétricas.

Sobre a Worldskills

O mundial de profissões técnicas é realizado a cada dois anos e reúne jovens de todo o mundo. Cada ocupação tem provas específicas, que são distribuídas em quatro dias. Os competidores precisam demonstrar habilidades individuais e coletivas para responder aos desafios de suas ocupações dentro de padrões internacionais de qualidade. A participação na WorldSkills possibilita uma grande troca de experiências e qualificação para os competidores, beneficiando o ensino do SENAI e toda a indústria brasileira.

Continua depois da publicidade