Nesta quarta-feira, quando começar o desfile das criações dos nove finalistas do Ringstrassen-Galerien Designer Award em Viena, na Áustria, o ex-aluno do curso de Moda da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) Lui Iarocheski estará roendo as unhas. Ele é o único representante das Américas selecionado entre os mais de 100 inscritos do mundo inteiro para disputar o prêmio organizado por um complexo de compras da capital austríaca em parceria com o Viena Fashion Week, que dará 5 mil euros ao vencedor.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias de moda no Donna
O estilista paranaense formou-se no ano passado com a coleção Makumba, na qual desenvolveu um conjunto de grandes peças geométricas que podem ser transformadas e utilizadas de inúmeras maneiras no corpo. Foi justamente esse trabalho, orientado pelo professor Lucas da Rosa, que Iarocheski inscreveu no concurso.
– Eu sabia que que precisava mastigar tudo o que aprendi durante o curso de Moda e criar diferente, para ter resultados diferentes e fazer alguma diferença. Neste ato autofágico, devorei tudo o que a academia me ensinou e regurgitei um “saber-fazer” próprio – disse ele.
Continua depois da publicidade