Com 944 estudantes, 51 países e quase 200 mil visitantes, o WordlSkills 2011 chegou ao fim neste domingo em Londres. Representada por três estudantes joinvilenses, Santa Catarina voltou para casa com ouro. O técnico em informática Natã Barbosa venceu a categoria Webdesign.

Continua depois da publicidade

Ao ser chamado para receber a medalha de ouro, no centro de convenções The O2, Natã vibrou muito com a bandeira brasileira. Ele ganhou de 26 competidores e teve seu nome anunciado para mais de 8 mil presentes na festa de encerramento. A medalha dele ajudou a colocar o Brasil na segunda posição do ranking da competição internacional para estudantes de nível técnico.

– Espero poder contribuir com a educação do nosso país – ressaltou.

SC ainda estava representado pelos joinvilenses Andre Peripolli e Leandro Duarte Machado, que disputaram na categoria robótica móvel.

Continua depois da publicidade

Saldo do país

O Brasil ficou com a segunda colocação com seis medalhas de ouro, três de prata e duas de bronze, atrás da Coreia do Sul. Passou na frente de países como EUA, Inglaterra, França, Alemanha e Finlândia. O Japão ficou em terceiro. A delegação brasileira tinha 28 estudantes, disputando em 25 ocupações técnicas.

Medalhas catarinenses no World Skills

Esta foi a primeira vez que um catarinense ganhou ouro nesta competição. Mas em edições passadas, SC já trouxe bronze e prata para o estado. Em 2009, André Luiz Martins Ramos, de Tubarão, ganhou bronze em Webdesign no Canadá. Em 2007, na mesma categoria, a criciumense Carla De Bona ganhou prata no Japão. Em 2005, Paulo Alberto Violada, de Florianópolis, conquistou bronze na Finlândia em Redes de Computadores.

Ranking

1º Coreia

Ouro: 13

Prata: 5

Bronze: 6

Certificados: 12

Modalidades: 38

Média: 2,39

2º Brasil

Ouro: 6 (4 pontos)

Prata: 3

Bronze: 2

Certificados: 10

Modalidades: 25

Média: 1,88

3º Japão

Ouro: 11

Prata: 4

Bronze: 4

Certificados: 9

Modalidades: 39

Média: 1,87

Veja a preparação dos estudantes em Joinville: