Continuar a graduação no exterior e, de quebra, melhorar o inglês. Esta será a oportunidade que Clóvis Fritzen, estudante do 9ª fase do curso de engenharia elétrica da Católica SC, de Jaraguá do Sul, terá nos próximos 16 meses. O jaraguaense de 25 anos foi selecionado para participar do Programa Ciências sem Fronteiras e embarcou nesta terça-feira para a cidade de Vancouver, no Canadá.

Continua depois da publicidade

Clóvis fará intercâmbio na University of British Columbia (UBC), uma das melhores instituições canadenses em estudos de engenharia elétrica, além de estar na lista das cem melhores universidades do mundo nesta área. Além de estudar dois semestres no curso, também fará um semestre de inglês e estágio profissional de três meses.

O aluno passará por um período de adaptação de quatro meses, hospedado na casa de uma família canadense, estudando inglês para atingir o nível do idioma exigido na universidade. Depois, ficará em residências estudantis.

– Essa experiência vai contribuir para ampliar minha visão de mundo. Além do que, acredito que um profissional que tenha estudado em uma instituição do nível da UBC e com inglês fluente tende a ser muito valorizado no mercado – diz.

Continua depois da publicidade

O Ciências sem Fronteira é um programa do governo federal que busca promover a expansão da ciência e tecnologia por meio do intercâmbio. Para se inscrever é preciso ter um percentual de conclusão de curso nas áreas de tecnologia e ciência de 20% a 90%, ter um bom histórico escolar e apresentar nível de proficiência no idioma do país escolhido. O estudante também incentiva outros colegas a buscarem este aprendizado.

– Nada que se deseja conquistar vem de graça. Só não vai sentir o gosto da vitória quem não esforçar para vencer. Esta é uma oportunidade oferecida pelo governo brasileiro, que está só esperando a sua manifestação de vontade de participar – comenta.

Quem quiser acompanhar a experiência do estudante no exterior poderá acessar o blog dele, pelo www.clovisnocanada.blogspot.com.br.

Continua depois da publicidade