Nesta sexta-feira, a Escola Básica Municipal de Florianópolis Intendente Aricomedes da Silva (EBIAS), na Cachoeira do Bom Jesus, irá marcar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21), com uma exposição fotográfica. A mostra Forma & Cor é do porto-alegrense, de 22 anos, João Vicente Scholz, com síndrome de down. O trabalho — 30 fotografias com imagens da natureza e de objetos — ficará exposto até o dia 28 de setembro na unidade educativa.

Continua depois da publicidade

João Vicente começou sua caminhada artística com quatro anos de idade, escrevendo um livro, em uma escolinha na capital gaúcha. Desde pequeno, fazia oficinas de dança criativa, teatro, pintura e desenho.

Em 2013, a Associação de Familiares e Amigos do Down (AFAD), em Porto Alegre, tornou-se parte da vida do artista, que iniciou um curso de tecnologia e de inglês. Nesse mesmo ano, começou a trabalhar no Conselho Deliberativo da organização, e junto com a equipe, criou o grupo de jovens, Geração 2.1, que tem por objetivo promover a autonomia, oferecer conforto, informações e congregação entre as famílias, além de compartilhar experiências.

Ele também faz musicoterapia e luta taekwondo. Já formou-se no ensino médio. Fez curso de fotografia e está trabalhando como fotógrafo em eventos. Quer fazer, agora, um curso de robótica.

Continua depois da publicidade

Em Florianópolis, hoje, são 859 estudantes com alum tipo de deficiência, todos acompanhados pela educação especial. Entre eles, 645 possuem diagnóstico, 152 estão em observação e 62 em avaliação. Eles estão matriculados na educação infantil, no ensino fundamental e na modalidade de educação de jovens, adultos e idosos, a EJA.

Leia mais notícias da Grande Florianópolis