Joaçaba já está em ritmo de samba. Faltando menos duas semanas para o Carnaval, o clima de folia toma conta das ruas. Nos barracões, as escolas acertam apenas detalhes para garantir o espetáculo da avenida. Luxo, beleza e colorido devem marcar a tradicional festa na cidade.
Continua depois da publicidade
O desfile competitivo está marcado para o dia 1º de março. Na segunda-feira, dia 3, as quatro escolas voltam à avenida para avaliação do público. Nos camarotes e arquibancadas, os foliões devem viajar pelos enredos e torcer para que a escola do coração ganhe o título.
A Aliança, atual campeã do Carnaval de Joaçaba e Herval d?Oeste, deve falar sobre o consumo do álcool, que permeia a história da humanidade, através do enredo Tim-Tim. Os ícones nacionais espalhados pelo mundo, como a cachaça, terão espaço no desfile. A verde e branco deve mostrar que, da mitologia ao comércio, da diversão à religião, os drinques acompanham a história da humanidade.
A Unidos do Herval vai mostrar na avenida a arte do comércio, contando como a Havan, principal patrocinadora da agremiação neste ano, comercializa produtos e realiza desejos. Com o enredo Havante, Unidos, Compra Que Eu Vendo Alegria!, a arquitetura tradicional das lojas, os investimentos em decoração natalina e a imensidão de peças oferecidas nos departamentos terão lugar na avenida.
A Vale Samba, que promete inovar na avenida para conquistar o lugar mais alto do pódio, vai mostrar como os povos sempre viveram em comunhão com a natureza. O alimento é sagrado no celeiro do carnaval! A Vale planta alegria e vai colher felicidade é o nome do enredo da azul e branco, que mostrar como os povos, embora de culturas e épocas diferentes, têm em comum o hábito de alimentar-se.
Continua depois da publicidade
Em sua segunda apresentação na avenida, ainda sem disputar o título, a Acadêmicos do Grande Vale promete transformar o desfile em uma viagem. Com o título Academia: Passaporte Brasil! a agremiação deve atravessar o reino da fantasia para chegar à magia do Carnaval.
O enredo vai passar pelas histórias da humanidade, as cores, a tradição, a identidade e a esperança do povo, que festeja a chegada da folia. Mostrará a saga de um viajante que passou pelos continentes e conclui que não há melhor lugar para viver do que o Brasil.
Montagem da estrutura já começou
A montagem das tradicionais arquibancadas e camarotes que servem de palco para o espetáculo da folia já está em ritmo acelerado na Avenida XV de Novembro, que serve de palco ao espetáculo no Centro de Joaçaba. Conforme o diretor de Patrimônio da Liga Indepentende das Escolas de Samba de Joaçaba e Herval d’Oeste, Diovan Pereira da Rosa, neste ano haverá redução de lugares na avenida em função de um novo projeto de segurança aprovado pelo Corpo de Bombeiros.
– Perdemos 1.700 lugares em arquibancadas. Vamos ter três camarotes grandes e 100 camarotes com capacidade para 10 pessoas cada, além de 3.721 pessoas sentadas em cada noite.
Continua depois da publicidade
No projeto, consta ainda a redução de altura das arquibancadas e camarotes em função da rede de alta tensão, o aumento da largura dos lugares nas arquibancadas e a implantação de uma passarela na frente das estruturas.