A estrutura do novo terminal do Aeroporto Hercílio Luz, de Florianópolis, começou a tomar forma. Nos últimos dias da semana passada, o estaqueamento que dará base para o prédio teve início com as primeiras perfurações de solo, trabalho feito em paralelo aos avanços das obras de infraestrutura.
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Enquanto isso, as máquinas que iriam começar a trabalhar no acesso ao aeroporto, sob responsabilidade do governo estadual, ainda não entraram em ação. A primeira das duas máquinas que farão o estaqueamento do novo terminal está no local da obra.
O trabalho estava previsto para começar dia 15 de fevereiro, mas atrasou em função das chuvas do mês passado. O engenheiro civil Camilo Santana, chefe de fiscalização de campo, explica que a colocação das estacas e dos blocos de concreto que darão forma ao terminal devem durar seis meses. Na semana passada, esta primeira máquina iniciou as perfurações no terreno.
O trabalho atual de infraestrutura consiste no aterro, troca de solo e terraplenagem (processos para dar sustentação às edificações e pistas que serão construídas), etapa que deve se estender até setembro, segundo Santana.
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O engenheiro explica que não é necessário concluir a terraplanagem de toda a área antes de se iniciar a pavimentação dos primeiros trechos. Hoje, a obra mobiliza cerca de 500 trabalhadores, grande parte nos caminhões que fazem cerca de 700 viagens por dia trazendo aterro para o local. Com o avanço das obras nas estruturas físicas, o número de trabalhadores deve chegar a mil.
O superintendente do aeroporto, Antonio Filipe Barcellos, considera o andamento do cronograma dentro do previsto e destaca que os editais para definir as empresas que instalarão os equipamentos eletrônicos do novo terminal devem ter os vencedores confirmados entre março e abril.
Indenizações para obras de acesso em negociação
Em janeiro, a previsão do governo era iniciar as obras do novo acesso ao aeroporto em meados de fevereiro. O secretário de Estado da Infraestrutura, Valdir Cobalchini, afirma que os trabalhos começaram com a topografia da área. A expectativa dele é que as máquinas entrem em operação em meados deste mês.
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O que tem dificultado o trabalho são as indenizações pendentes, que hoje somam cerca de R$ 15 milhões. A proposta do Executivo é resolver as pendências paralelamente ao início das obras. Para isso, o Estado está negociando com o BNDES, que vai financiar o projeto, para que o primeiro repasse do banco seja feito antes de que 100% das indenizações sejam pagas.
Na sexta-feira, aproximadamente 20 moradores protestaram contra a indefinição sobre as desapropriações. Durante meia hora, o grupo fechou as duas pistas da Rodovia Diomício de Freitas exigindo explicações do governo estadual sobre a demora em solucionar o impasse.
Passo a passo de um longo processo
Acompanhe o cronograma das obras pela Infraero
INFRAESTRUTURA
– Obras da via de serviço, que dá acesso às máquinas e aos trabalhadores. No futuro, essa via vai ligar os dois terminais. Esta etapa prevê ainda a construção das pistas de manobra, do pátio de estacionamento de aeronaves e de veículos e a drenagem pluvial.
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– Início das obras: 11 de junho de 2012.
– Prazo de conclusão: março de 2014.
– Custo: R$ 118 milhões.
TERMINAL DE PASSAGEIROS
– As obras contemplam a construção do terminal de passageiros, com 35,8 mil metros quadrados e capacidade para atender 6,7 milhões de usuários por ano, edificações auxiliares e todos os sistemas elétricos e eletrônicos.
– Início das obras: ordem de serviço assinada em 14 de dezembro. As primeiras perfurações começaram na semana passada.
– Prazo de conclusão: maio de 2014.
– Custo: R$ 188 milhões.
INSTALAÇÃO DE EQUIPAMENTOS
– Fornecimento e instalação do sistema de transporte de bagagem e para as cinco pontes de embarque do novo terminal de passageiros.
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– Status da licitação: edital em fase de seleção das empresas, prevista para ser concluída entre março e abril.
– Prazo de conclusão: 2014.
– Custo: será divulgado depois de encerrada a licitação.
Acompanhe o cronograma da obra de responsabilidade do governo de SC
NOVO ACESSO AO AEROPORTO
– Duplicação da Avenida Diomício Freitas e a obra de acesso ao novo terminal.
– Início das obras: ordem de serviço assinada em 15 de janeiro. Hoje está sendo realizado o serviço de topografia dos terrenos.
– Prazo de conclusão: junho de 2014.
– Custo: R$ 54,6 milhões para a execução da obra dos dois primeiros lotes e R$ 15 milhões para as desapropriações que faltam.
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