A estrutura da Ponte Trindade, entre o bairro Santa Luzia, em Jaraguá do Sul, e Schroeder, começou a ser avaliada. O levantamento está sendo realizado pela empresa Azimute, de Blumenau, que deve entregar o projeto executivo para a recuperação em 60 dias.
Continua depois da publicidade
A ponte foi interditada em dezembro passado porque os pilares que sustentam o acesso cederam e a passagem está em meia pista apenas para carros pequenos e motocicletas.
A sondagem começou a ser realizada na segunda-feira, para saber qual é o tipo de solo, o material utilizado na ponte e a profundidade e situação dos pilares. A medição e o projeto executivo custarão R$ 33 mil, dividido entre as duas Prefeituras. O projeto vai dizer de que forma a ponte será recuperada, o valor da obra e a duração. Depois será aberta licitação para escolher a empresa que fará a recuperação, o que deve demorar mais 60 dias.
A estrutura, entregue em dezembro de 2010, foi construída sobre a base de uma ponte antiga de madeira. De acordo com o secretário de Obras de Schroeder, Rudibert Tank, se a análise constatar que os pilares não deveriam ter sido reutilizados, a administração deverá abrir uma sindicância para apurar se houve erro técnico.
Continua depois da publicidade
A obra custou R$ 465 mil e foi viabilizada por uma parceria entre as prefeituras de Jaraguá e Schroeder e o governo do Estado. Em janeiro, a Arcos Engenharia e Construções Civis Ltda., de Londrina (PR), responsável pela obra, afirmou à reportagem do “AN Jaraguá” que a parte da ponte que apresentou problemas não foi executada pela empresa e que o edital de contratação previa apenas a execução da parte superior da ponte e que os pilares seriam mantidos.
Os caminhões que precisam se deslocar entre os dois municípios devem dar a volta pelo bairro Itoupava-açu, em Schroeder. Ele ressalta que a Ponte Trindade é fundamental para o escoamento agrícola da região.
– Esperamos que o tempo colabore para as obras ocorrerem com agilidade. Sabemos o quanto a comunidade precisa dessa ponte -, comenta Tank.
Continua depois da publicidade
SINALIZAÇÃO
O secretário Rudibert Tank disse que o governo de Schroeder solicitou reforço na sinalização no lado de Jaraguá do Sul à Prefeitura. De acordo com ele, na última semana dois motoristas se chocaram contra os tubos que impedem o trânsito de um lado da ponte. Eles alegaram que faltam placas para avisar sobre a interdição. O secretário de Obras, Hideraldo Colle, informou que a sinalização está sendo providenciada e deve ser implantada esta semana.